Saúde da Mulher

Estudos revelam
O crescimento do peito em meninas com menos de dez anos pode ser um alerta para problemas futuros de saúde. Obesidade, doenças cardíacas e cancro estão entre os principais riscos, revelam estudos.
"Mulheres como Nós"
Os rostos de 24 mulheres do litoral alentejano que enfrentaram com garra o cancro da mama são a cara de um calendário solidário, lançado para angariar fundos destinados à associação Missão Coragem, que apoia vítimas da doença.
Causa de morte materna
Considerada como a primeira causa de morte materna durante o primeiro trimestre de gestação, a gravidez ectópica acarreta...
Procriação medicamente assistida
O secretário de Estado adjunto e da Saúde anunciou mais financiamento e mais locais de recolha de gâmetas, e uma campanha de sensibilização para dadores, que aumente a acessibilidade à procriação medicamente assistida.
Protege contra 9 tipos do vírus
A partir desta semana, as meninas com 10 anos de idade residentes em Portugal terão acesso, de forma gratuita, através do Serviço Nacional de Saúde, à nova vacina nonavalente contra o vírus do papiloma humano.
Estudo
Um estudo agora publicado na revista cientifica European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology, de autoria de ginecologistas do Centro Universitário e Hospitalar de Coimbra, sobre a evolução da prática de histerectomias em Portugal, revela que, ao longo dos últimos 15 anos, houve um aumento da idade média das mulheres submetidas a remoção do útero e uma redução nos dias de internamento hospitalar.
Estudo
As células que saem de um tumor em formação, quando ele ainda não é sequer detetável, são mais eficazes na colonização de outros tecidos. Estas células de disseminação precoce são as que formam 80% das metástases.
Estudo
A estrutura do cérebro das mulheres é alterada com a gravidez, talvez de forma irreversível. Investigadores registaram uma adaptação dos circuitos neuronais que parece servir para otimizar funções necessárias à maternidade. Nos homens nada parece mudar.
Em Coimbra
O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, solicitou ontem mais médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia para as maternidades de Coimbra, por considerar que está em risco o serviço de urgências.
Em Londres
Uma mulher em Londres tornou-se na primeira a dar à luz depois de ter visto a sua fertilidade restaurada com tecido do seu ovário, congelado antes do início da puberdade, disseram os médicos.

Páginas