Saúde da Mulher

Infarmed
Os hospitais portugueses autorizados para a realização de abortos adquiriram nos últimos dez anos 134.564 comprimidos de mifepristona, conhecida como “pílula abortiva”, desde que a interrupção da gravidez até às dez semanas foi despenalizada.
Todos os anos
Dez anos após a despenalização do aborto em Portugal, cerca de 500 portuguesas vão anualmente a Espanha para interromper a gravidez, optando por esta deslocação em nome da privacidade e por já terem ultrapassado o prazo legal.
Procriação medicamente assistida
O Presidente da República promulgou hoje, embora deixando reparos, o diploma do parlamento que regula a conservação e destruição de embriões, espermatozoides e ovócitos congelados para efeitos de procriação medicamente assistida.
Sociedade Portuguesa de Transplantação
É uma dádiva de vida. E é para a celebrar que no próximo dia 20 de julho a Sociedade Portuguesa de Transplantação assinala o Dia do Transplante, uma data que recorda, pelo 9º ano consecutivo, a primeira intervenção do género feita no nosso país - um transplante de rim, realizado no dia 20 de julho de 1969, em Coimbra, pela equipa de Linhares Furtado. Este ano, a estas vidas juntam-se outras, a das mulheres a quem o transplante devolve a esperança de engravidar.
Estudo
Um grupo de investigadores americanos analisou o impacto da quimioterapia em pacientes com cancro da mama e concluiu que o tratamento aumenta a probabilidade de as células do cancro da mama migrarem para outras partes do corpo
Estudo
O IVI foi um dos pioneiros a nível mundial em vitrificação de ovócitos para a preservação da fertilidade, técnica que realiza desde 2007. Além disso, em 2012, estabeleceu um fluxo comum de pacientes com o Hospital de La Fe de Valencia, graças ao qual ambas as instituições preservam, desde então, a fertilidade dos seus pacientes, também mediante a criopreservação do tecido ovárico.
Oncologia
O Instituto Português de Oncologia do Porto vai começar a efetuar um teste aos genes dos tumores extraídos da mama, para verificar a agressividade, a probabilidade de desenvolver metástases e a necessidade de quimioterapia, permitindo um tratamento personalizado.
Desde 2009
O programa de rastreio do cancro da mama, que está a ser implementado na região Norte desde 2009, estendeu-se a 75 concelhos e abrangeu quase 25% da população feminina deste território, entre os 45 e 69 anos.
Infarmed recomenda
O Infarmed recomenda cautela na utilização de valproato/ácido valproico durante a gravidez, devido ao risco de “malformações graves nos bebés” e de consequências prejudiciais ao seu desenvolvimento associados a estes medicamentos.
Estudo
Junho é o mês da fertilidade. Para assinalar a data, o IVI apresenta um estudo intitulado “As motivações das dadoras de óvulos” da autoria da Dra. Filipa Santos, psicóloga clínica do IVI Lisboa. O universo do estudo corresponde a mais de 250 candidatas a dadoras de óvulos e os dados foram recolhidos durante o primeiro semestre do ano de 2017.

Páginas