Campanha de âmbito mundial

Cristo Rei iluminado a roxo no Dia Mundial da Prematuridade

No próximo dia 17 de Novembro, o Cristo Rei, em Almada, vai estar iluminado a roxo, a cor escolhida para simbolizar o Dia Mundial da Prematuridade, numa campanha de âmbito mundial.

Em Portugal, a iniciativa é promovida pela XXS, Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, e conta com a fadista Mariza como madrinha.

"Iniciativa de Iluminação Global, lançando luz sobre a prematuridade” (“Global Illumination Initiative, Shedding Light on Premature Birth”, no original em inglês) é o slogan da campanha mundial, que conta com o apoio de entidades como a European Foundation for Care of Newborn Infants (EFCNI), a Fundação March of Dimes, de apoio a mães e bebés, a australiana National Premmie Foundation e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Com esta iniciativa juntamo-nos a muitos outros países. Iluminar a roxo o Cristo Rei é uma iniciativa simbólica que, além de chamar a atenção para a prematuridade, significa dar luz a cada bebé prematuro que nasce no nosso país. Queremos contribuir para a prevenção da prematuridade e alertar para a necessidade de alargar o apoio aos bebés e às suas famílias”, afirma Sidónia Santos, presidente da Associação XXS.

Anualmente nascem cerca de 500 mil bebés prematuros na Europa e 14,9 milhões em todo o Mundo. A prematuridade é responsável por cerca de 73% da mortalidade neonatal, sendo os recém-nascidos com idade gestacional <a 32 semanas e/ou peso <a 1500g os que apresentam maior risco de morte. Por outro lado, os prematuros sobreviventes têm morbilidades diversas que lhes podem provocar sequelas que comprometem a sua saúde e o seu desenvolvimento a médio e longo prazo, tais como problemas de aprendizagem. Neste sentido, a prematuridade é um elemento alarmante e é imprescindível agir no domínio da prevenção e controlo da morbilidade.

Em Portugal, nove em cada 100 bebés nascerem com menos de 37 semanas de gestação e um por cento dos recém-nascidos terem menos de 1.500 gramas. Os prematuros representam um terço da mortalidade infantil no nosso país. As crianças que nascem antes do tempo têm problemas específicos que exigem apoios especializados.

 

Sobre a Associação XXS

A Associação XXS é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2008, que adquiriu o seu estatuto de IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) em Março de 2010. Tem como missão ajudar os bebés prematuros e as suas famílias a ultrapassarem aqueles que poderão ser os momentos mais difíceis das suas vidas. A Associação XXS integrou a European Foundation for Care of Newborn Infants (EFCNI) em 2008 e em Novembro de 2012 um dos membros fundadores da XXS passou a integrar o Parents’ Advisory Board da EFCNI. Este ano, a Associação XXS, membro da European Foundation for Care of Newborn Infants (EFCNI) foi distinguida com o prémio "Our Common Future", na categoria de European Idea.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock