Saúde Infantil

Prematuridade
Em todo o mundo nascem, por ano, cerca de 15 milhões de bebés prematuros e, destes, mais de 1 milhão não sobrevive.
Desenvolvido no Porto
Um videojogo desenvolvido no Porto para promover a atividade física em crianças com cancro conquistou o primeiro lugar e um prémio de 50 mil dólares (cerca de 42 mil euros) num concurso internacional que distingue tecnologias para doentes oncológicos.
Petição
O Movimento Filhos sem Voz, que integra pais de crianças portadoras de deficiência, entrega, na sexta-feira, na Assembleia da República, uma petição para que seja criado o estatuto de pai cuidador.
Startup do Porto
Uma ‘startup' do Porto recebeu um apoio da fundação norte-americana Bill & Melinda Gates para criar um anticorpo de toma oral que permita tratar e proteger recém-nascidos de infeções causadas por uma bactéria que origina pneumonia e meningite.
Graça Freitas
A diretora-geral da Saúde disse hoje encarar “com toda a naturalidade” os resultados do inquérito que aponta para o fim da imunidade contra o sarampo, lembrando a ocorrência este ano de dois surtos, que não se tornaram endémicos.
Inquérito
A imunidade de grupo contra o sarampo, que protege vacinados e não vacinados, já não existe em Portugal devido à diminuição do número de pessoas imunes à doença nos últimos 14 anos.
Crianças
Um estudo está a analisar as causas das perturbações músculo-esqueléticas da coluna na faixa etária dos 10-12 anos e quais os fatores de maior risco, como a postura, o peso da mochila ou o uso excessivo de novas tecnologias.
Oncologia
A Assembleia da República aprovou hoje recomendações ao Governo do CDS, PSD, BE, PCP e PAN para um maior apoio e proteção dos menores com cancro e dos seus cuidadores.
Região Norte
Uma nova unidade de queimados pediátricos vai ser criada na região Norte, tendo em conta que a única existente em Portugal, no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, é “insuficiente”.
Oncologia
O regulamento pediátrico de medicamentos, aprovado há 10 anos, conduziu à autorização de 260 novos fármacos e promoveu a investigação, mas os tratamentos para o cancro nas crianças ainda só representa sete por cento da pesquisa nesta área.

Páginas