Saúde Infantil

Organização Mundial da Saúde
A Organização Mundial da Saúde recomenda que as equipas médicas e de enfermagem não interfiram no trabalho de parto de uma mulher de forma a acelerá-lo, a menos que existam riscos reais de complicações.
Conheça os sinais de alarme
Oito em cada dez crianças com cancro podem ser curadas se, aos primeiros sinais da doença, forem encaminhadas para os serviços médicos. O alerta da Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, a propósito do Dia Internacional da Criança com Cancro, 15 de fevereiro.
Ordem
A Ordem dos Nutricionistas alertou hoje o governo para a necessidade destes profissionais nas escolas para assegurarem a qualidade da alimentação servida às crianças.
Estudo
Um estudo desenvolvido por investigadores do Porto sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção indica que, para se compreender essa patologia e as suas causas, é necessário analisar todo o sistema nervoso.
Saúde pública
Médicos de saúde pública queixam-se de que está suspensa a avaliação do Programa Nacional de Vacinação e que é impossível saber o estado vacinal das crianças devido a erro informático, mas o Ministério da Saúde nega qualquer problema.
Oncologia
O parlamento fez cinco recomendações ao Governo para que adote medidas de apoio e proteção aos menores com cancro e suas famílias, como reforçar os cuidados paliativos pediátricos e apoio docente nos hospitais e em casa.
ARS-Norte
A Administração Regional de Saúde do Norte garantiu hoje que a situação de meningite detetada na terça-feira em Rio Tinto, Gondomar, que motivou o internamento de uma criança, é um "caso isolado".
Lisboa
A Câmara Municipal de Lisboa vai apreciar hoje, em reunião privada do executivo, a proposta de um Pedido de Informação Prévia para a criação de uma unidade de cuidados continuados pediátricos na freguesia de Benfica.
Importância da vitamina D no 1º ano de vida
A suplementação com vitamina D é obrigatória durante o primeiro ano de vida, no entanto, um estudo português revela que 31% da...
Em grandes cidades
Os hospitais privados de grandes cidades como Lisboa e Porto estarão já a ter tantos nascimentos como as unidades públicas, o que o colégio de especialidade de obstetrícia entende que pode ser sintoma de desgaste do serviço público.

Páginas