Arranca amanhã - 28 de maio

Campanha nacional contra o cancro do colo do útero

Fátima Lopes (apresentadora), Rita Ferro Rodrigues, Sílvia Alberto, Helena Isabel, Iva Domingues, Blaya, Maya e Carla Rocha abraçam a causa Campanha nacional contra o cancro do colo do útero que arranca no Dia Internacional da Saúde Feminina.

No âmbito do Dia Internacional da Saúde Feminina, celebrado a 28 de maio, a Liga Portuguesa Contra o Cancro vai lançar uma campanha nacional de sensibilização para o cancro do colo do útero, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, que alerta a população para a importância do teste de rastreio, uma vez que se for realizado nos intervalos propostos, reduz significativamente o risco da doença.

O evento de lançamento oficial da campanha realizar-se-á no Cinema City Alvalade, no dia 28 de maio, entre as 11h e as 13h, e terá como objetivo apresentar as diversas atividades que fazem parte desta campanha que estará presente em todas as capitais de distrito, meios de comunicação social e redes sociais, durante os meses de Junho e Junho de 2015.

O evento contará com a presença dos seguintes oradores:

  • Francisco Cavaleiro de Ferreira, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro - Boas vindas
  • Fernanda Águas, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ginecologia – Incidência do cancro do colo do útero; grupos de risco; sintomas; rastreio atual e modelo ideal de rastreio
  • Sónia Rego, Oncologista - Importância da campanha para diminuir a mortalidade; realidade atual do cancro do colo do útero avançado; tratamentos disponíveis
  • Filipe Vale, Professor da Licenciatura de cinema, vídeo e comunicação multimédia da Universidade Lusófona (coordenador de um filme de sensibilização que será divulgado nas televisões e redes sociais) - Importância da sociedade e dos media na divulgação das campanhas de sensibilização e prevenção do cancro
  • Maria Fernanda Ferreira - Testemunho de cancro do colo do útero
  • Sílvia Alberto, Rita Ferro Rodrigues, Iva Domingues, Blaya e Carla Rocha – Embaixatrizes da campanha.

A incidência do cancro do colo do útero é de cerca de 900 novos casos por ano. O seu desenvolvimento é silencioso, pelo que não se deve esperar pelos sinais de alarme – corrimento vaginal anormal, dor e perdas de sangue durante ou após a relação sexual. A prevenção através do rastreio regular (teste de HPV e/ou citologia) é fundamental para evitar este tipo de cancro.

 

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock