“Avaliação das práticas contraceptivas das mulheres em Portugal”

Arranca maior estudo nacional sobre contracepção

Iniciou-se a recolha de dados junto das mulheres sobre “Avaliação das práticas contraceptivas das mulheres em Portugal”. Trata-se do maior estudo nacional na área da contracepção, que pretende analisar os hábitos contraceptivos da população feminina do país entre os 15 e os 49 anos.

A investigação é da iniciativa das duas entidades científicas que se interessam pela área da contracepção, a Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) e a Sociedade Portuguesa da Contracepção (SPDC).

O resultado da avaliação das práticas contraceptivas das mulheres em Portugal, que será conhecido em meados de 2015, pretende fazer uma actualização do último inquérito, realizado em 2005, e perceber as alterações das mulheres em relação aos métodos de contracepção utilizados, passados 10 anos.

Fernanda Águas, presidente da SPG, avança que “este é um dos documentos mais importantes e mais citados na área da ginecologia. Os dados de um estudo tão representativo da população feminina são essenciais para perceber o desenvolvimento da relação das mulheres com os métodos contraceptivos, para que seja possível a desconstrução de mitos ou alterações de hábitos.”

“Esta actualização de dados é extremamente importante para os profissionais de saúde poderem acompanhar da melhor forma as mulheres portuguesas, tendo em conta a evolução registada na área da contracepção e assim, encontrar formas cada vez mais adaptadas a este novo contexto”, diz Teresa Bombas, presidente da SPDC.

O estudo vai contar com uma amostra representativa de 4 mil mulheres de todas as regiões de Portugal continental e Ilhas. As conclusões serão apresentadas no XIII Congresso Português de Ginecologia, que comemora o 40º aniversário da SPG e se realiza de 4 a 6 de Junho, em Espinho.

O estudo é apoiado pela multinacional farmacêutica húngara Gedeon Richter.

 

Sobre a Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG)

A Sociedade Portuguesa de Ginecologia é uma associação científica, sem fins lucrativos fundada em 1975, que tem como finalidade o estudo e a investigação de todos os assuntos relacionados com a Ginecologia.

A Sociedade criou quatro secções que correspondem a áreas de desenvolvimento: Ginecologia Oncológica, Colposcopia e Patologia de Tracto Genital Inferior, Endoscopia Ginecológica e Uroginecologia.

 

Sobre a Sociedade Portuguesa da Contracepção (SPDC)

A Sociedade Portuguesa da Contracepção é uma associação criada em Fevereiro de 2009, com fins científicos, que tem por fim a formação, difusão de informação, promoção e estudo científico no âmbito da saúde sexual e reprodutiva.

 

Sobre a Gedeon Richter

A Gedeon Richter Plc, fundada em 1901 na Hungria, é uma empresa multinacional farmacêutica presente em mais de 100 países, que se dedica à investigação, desenvolvimento, produção e comercialização de soluções terapêuticas inovadoras e acessíveis nas áreas da saúde da mulher, sistema nervoso central e biológicos. Está em Portugal desde 2011, centrando a actividade na oferta de diversas soluções terapêuticas na área da Saúde da Mulher.

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock