Desenvolvido no Porto

Aparelho com sensores deteta hábitos de idosos para ajudar profissionais de saúde

Um aluno do Instituto Superior de Engenharia do Porto desenvolveu um sistema que deteta os modos de transportes utilizados pelos idosos, através dos sensores dos 'smartphones' e dos pontos de acesso Wi-Fi, para auxiliar os profissionais de saúde.

De acordo com o criador do projeto SmarTrans, Nuno Cardoso, ao monitorizar esses transportes - autocarro, metro, comboio, carro, caminhar e estar parado - é possível auxiliar o trabalho dos profissionais de saúde, dando-lhes informações sobre os hábitos de atividade física do utilizador.

O sistema permite "perceber se o idoso tem uma vida sedentária, se existem mudanças nos padrões de movimento diário, fornecer indicação sobre a falta de atividades sociais, se é suficientemente independente" no quotidiano ou se faz exercício suficiente, disse o aluno de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Com o aumento da esperança média de vida, "é percetível o envelhecimento da população e, consequentemente, uma diminuição das condições sociais e económicas para o cuidado diário de idosos", indicou o coordenador académico do projeto, Nuno Pereira.

Devido a isso, "está a ser dada mais atenção aos sistemas de cuidados remotos para ajudar os pacientes a cuidar de si mesmos, diminuindo a necessidade de cuidados de saúde convencionais", acrescentou.

Segundo o docente do ISEP, escreve o Sapo, a atividade física é uma característica importante de alguns dos novos sistemas de prevenção e monitorização, tendo os parâmetros relacionados com esta temática recebido um interesse crescente por parte dos profissionais de saúde.

O projeto foi desenvolvido sob a coorientação do investigador do centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS João Madureira, em parceria com a Universidade do Porto.

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock