Medicina

Ministério da Saúde
A Ordem dos Médicos vai apresentar ao Ministério da Saúde uma “proposta concreta” para ultrapassar os problemas informáticos no Serviço Nacional de Saúde, tentando melhorar os sistemas.
Ordem dos Médicos
As consultas de medicina geral e familiar deverão ter uma duração padrão entre os 30 e os 45 minutos, segundo uma proposta da Ordem dos Médicos que define tempos mínimos de intervalo entre cada consulta.
Greve dos enfermeiros
O presidente da secção regional Norte da Ordem dos Médicos disse ontem estar “muito preocupado” pelo facto de vários hospitais do Norte não estarem a cumprir os serviços mínimos decretados para a greve dos enfermeiros.
Medicina
A Associação Nacional de Estudantes de Medicina quer que seja criada uma comissão "isenta e externa", com a participação de estudantes como observadores, que avalie as condições de ensino e as capacidades formativas.
Especialidades
A Associação Nacional de Estudantes de Medicina anunciou ontem que vai pedir uma audiência ao Presidente da República, queixando-se de falta de respostas do Governo e dos partidos sobre formação especializada e planeamento de recursos médicos.
Ordem dos Médicos
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, revelou ontem que vai propor ao Governo uma “adaptação” à política de contratação de profissionais e “incentivos adequados” para resolver o problema das regiões periféricas.
Ordem dos Médicos do Centro
Falhas frequentes nas aplicações informáticas utilizadas no Serviço Nacional de Saúde, sobretudo no programa Sclínico, estão a prejudicar a atividade clínica e atendimento aos doentes, denunciou hoje a Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos.
Eurostat
Portugal tinha em 2016 o maior número de médicos de clínica geral (253) por cem mil habitantes, entre 21 estados-membros da União Europeia, e a Grécia o menor (42 médicos), segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
Governo
A Associação de Médicos pelo Direito à Saúde entregou ao Governo um memorando sobre a Lei de Bases de Saúde, em que defende a extinção das parcerias público-privadas e a exclusividade dos profissionais com uma “remuneração condigna” no SNS.
Serviço Regional de Saúde
Os Açores vão contar em 2019 com mais de duas centenas de médicos internos, somando os 80 que agora iniciam a sua formação aos 128 que já se encontram nesta situação.

Páginas