Notícias da Saúde do Homem

Estudo
Segundo o estudo, o dinheiro, problemas de saúde, preocupação com crianças e pais idosos e a utilização das redes sociais, são o que nos mantém acordados durante a noite. Já as necessidades fisiológicas, o stress, os pesadelos, os parceiros, animais de estimação e crianças são apontados como sendo o que mais perturbam o sono.
Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde do Brasil lançou na sexta-feira uma campanha que visa consciencializar, principalmente, jovens do sexo masculino, entre os 15 a 39 anos, para o uso de preservativo, de forma a evitar o vírus HIV.
Estudo
Estudo comprova que as células reprodutivas masculinas mais lentas são impedidas de chegar ao óvulo por ação do corpo feminino, que cria mecanismos que só os mais rápidos conseguem ultrapassar.
Investigação espanhola
O Hospital Puerta de Hierro de Majadahonda avisou na quinta-feira que a disfunção erétil afeta mais de 40% dos homens em Espanha que vão às consultas de cuidados primários.
"Cleanman"
Uma equipa do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), no Porto, desenvolveu o "cleanman", um equipamento que possibilita uma higiene "mais efetiva" e visa melhorar a limpeza das casas de banho públicas masculinas.
Maior amostra utilizada em investigação científica mundial
Intitulada “Total motile sperm count trend over time across two continents: evaluation of semen analyses from 119,972 infertile men”, a investigação do IVI, New Jersey, liderada por Ashley Tiegs, conclui que a proporção de homens com risco de necessitar de tratamento de fertilidade, aumentou de forma exponencial nos últimos anos, passando de 12,4% em 2004 a 21,3% em 2017, um crescimento de 9% em pouco mais de uma década.
Centro de Estudos Sociais
O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra lidera um projeto europeu de promoção, sensibilização e envolvimento dos homens na paternidade e no cuidado, com um financiamento de mais de meio milhão de euros.
Estudo
Atualmente, o preservativo e a vasectomia são as únicas formas de contraceção disponíveis para o público masculino.
“Carcinoma da Próstata Resistente à Castração”
“Carcinoma da Próstata Resistente à Castração” é o mais recente livro da autoria de Fernando Calais, urologista do Grupo Português Génito-Urinário, uma obra que vem esclarecer os profissionais de saúde que tratam esta doença sobre os tratamentos que estão atualmente disponíveis no mercado, como atuam e como devem ser administrados. O livro é apresentado no dia 13 de dezembro, às 19h, na Ordem dos Médicos, em Lisboa.
Urologistas
Uma equipa de urologistas, entre os quais Ricardo Leão, coordenador de Urologia do Hospital CUF Coimbra, descobriu que o uso de biomarcadores (miRNA) permite evitar cirurgias agressivas que, até hoje, eram realizadas sem hipótese de diagnóstico prévio em doentes com tumores do testículo metastizado. O cancro do testículo é o tumor mais frequente nos homens entre os 18 e 35 anos e qualquer intervenção médica que cause alteração da sua qualidade de vida deve ser devidamente ponderada.