Técnicas mais utilizadas

Tratamento em dermatologia

Atualizado: 
06/06/2014 - 10:09
O Dermatologista recorre frequentemente a técnicas, algumas muito próprias da especialidade, para o tratamento das patologias da pele.
Tratamento dermatologia

Cirurgia Dermatológica clássica
Como especialidade médico-ciúrgica, a Dermatologia recorre com frequência à cirurgia da pele para remoção de lesões cutâneas, por vezes com técnicas simples de corte e sutura directa mas por vezes com necessidade de efectuar enxertos (colheita de pele de outras áreas) ou retalhos de pele da proximidade para cobrir os defeitos que restam após a remoção de grandes lesões. A cirurgia dermatológica engloba ainda cirurgia de correcção ungueal ou capilar e a cirurgia com controlo micrográfico para tumores malignos de grandes dimensões (Cirurgia de Mohs).

 

Crioterapia
Consiste na aplicação de frio (congelação da pele com azoto líquido) para destruição de lesões benignas ou, por vezes, também lesões malignas.

Electroterapia
Baseia-se na utilização de corrente eléctrica para destruir pequenas lesões de pele (verrugas) ou em associação à cirurgia clássica para electrocoagular vasos sanguíneos que sangram no campo operatório.

Curetagem
Consiste na remoção de pequenas lesões superficiais (moluscos contagiosos ou verrugas) com uma aparelho semelhante a uma colher mas com bordos cortantes.

Fototerapia ou fotoquimioterapia
Consiste na exposição da pele aos raios ultravioletas de forma isolada ou após aplicação local ou toma de medicamentos que potenciam os efeitos da radiação. Utilizam-se em especial na psoríase, no eczema atópico do adulto, no vitiligo ou em linfomas da pele.

Terapêutica fotodinâmica
Tratamento que utiliza um medicamento aplicado na pele e irradiação horas depois com luz vermelha. O medicamento é absorvido e metabolizado por algumas células “doentes” da pele e a sua activação pela luz vermelha leva à destruição destas células.

Laserterapia
Existem vários tipos de LASERS, uns designados ablativos, pois destroem tecidos lesados (por exemplo, tumores benignos e malignos, verrugas e condilomas), e outros não ablativos usados sobretudo em técnicas de cosmética (fotodepilação, remoção de manchas castanhas ou de angiomas. fotorejuvenescimento).

Técnicas de Dermocosmética
Além do LASER e da luz intensa pulsada, existem outras técnicas, como os “peelings” , a dermabrasão, as injecções de toxina botulinica e a aplicação de “fillers”, regularmente praticadas por Dermatologistas que procuram melhorar particularmente o aspecto cosmético de doenças da pele ou do Fotoenvelhecimento.

Fonte: 
Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock