Sinais de início

Trabalho de parto

O parto é o momento mais esperado durante toda a gravidez. Nas últimas semanas, poderá começar a sentir a “descida” da barriga.
Trabalho de parto

Os primeiros sinais de início de trabalho de parto são:

Expulsão do rolhão mucoso
Consiste na eliminação, pela vagina, de muco gelatinoso, rosado ou acastanhado. A sua expulsão pode ocorrer dias ou horas antes do parto e significa que o nascimento poderá estar para breve.

Rotura da bolsa de águas
É a saída de líquido amniótico pela vagina, devida à rotura das membranas que envolvem o bebé, e pode sair lentamente ou de repente, em grande quantidade. Normalmente é claro e transparente. Nesta situação deve dirigir-se ao hospital da sua área.

Contracções uterinas regulares
No início do trabalho de parto, as contracções são irregulares (isto é, os intervalos não são certos) e são pouco frequentes. Começa por sentir que a barriga fica rija, podendo não haver dor. Progressivamente, vão-se tornando mais regulares, mais intensas e mais próximas.

Quando elas forem regulares, com intervalos de 10 em 10 minutos, deve dirigir-se à maternidade.

Atenção, nas últimas semanas de gravidez é comum ocorrerem contracções irregulares e indolores, sem que isto signifique o início do trabalho de parto.

Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock