Ordem dos Farmacêuticos

Sessões de Discussão sobre o Uso Responsável do Medicamento

A Secção Regional de Lisboa da Ordem dos Farmacêuticos promove várias Sessões de Discussão sobre o Uso Responsável do Medicamento.

A “Acessibilidade ao medicamento no tempo certo”; “A problemática da Polimedicação”; “Optimização do uso dos Antibióticos”; “Os erros de medicação” e “Utilização de Genéricos” são os principais temas destas sessões, que visam reforçar a necessidade de encarar o uso responsável do medicamento como uma questão de saúde pública.

“O uso responsável do medicamento deve ser um desígnio de todos, desde o profissional de saúde ao utente. Através destas sessões pretendemos atingir o objectivo de sensibilizar para esta temática e discutir as oportunidades de melhoria no uso do medicamento junto da população e dos próprios profissionais de saúde”, afirma Ema Paulino, Presidente da Direcção da Secção Regional de Lisboa.

As Sessões de Discussão são dirigidas a profissionais de saúde, estudantes e a qualquer cidadão com interesse nesta temática. A entrada é gratuita, estando apenas sujeita a pré-inscrição.

As Sessões de Discussão contam com a participação de representantes de diversas instituições, nomeadamente: Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, APIFARMA, INFARMED, Administrações Regionais de Saúde, Direcção-Geral de Saúde e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Temáticas:

  • Acessibilidade ao medicamento no tempo certo (Santarém Hotel, 8 de Abril)
  • Utilização de Genéricos (Sana Malhoa Hotel, 29 de Abril)
  • Os erros de medicação (Rossio Hotel – Portalegre, 14 de Maio)
  • Optimização do uso dos Antibióticos (Sana Malhoa Hotel, 27 de Maio)
  • A problemática da polimedicação (Vila Galé Marina, 23 de Junho)

“A campanha de consciencialização para o Uso Responsável do Medicamento, com o slogan “Uso do Medicamento – Somos Todos Responsáveis”, tem como objectivo primordial alertar a população, promover as boas práticas e debater a temática do Uso Responsável do Medicamento, nomeadamente a sua pertinência, contexto internacional e nacional, e propostas para a sua aplicação de forma a maximizar o investimento em medicamentos, com vista à obtenção de ganhos em saúde”, finaliza Ema Paulino.

Estas edições do Ciclo de Conferências 2015 serão alvo de transmissão em directo (web conference) através do Portal da OF, em www.ordemfarmaceuticos.pt.

Fonte: 
Creativepress
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.