II Congresso SNS: Património de Todos

A Saúde em debate na Ordem dos Médicos do Norte

A Ordem dos Médicos do Norte acolhe amanhã (quinta-feira), às 21 horas, nas suas instalações, um importante debate sobre a situação atual da Saúde. Este debate, recorda o presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, marca o arranque do II Congresso SNS: "Património de Todos", organizado pela Fundação para a Saúde.

"Num ano essencial para o futuro do Serviço Nacional de Saúde, em que é necessário reforçar o investimento público e o investimento nas pessoas, este debate surge num momento particularmente importante, com a aprovação de um Orçamento de Estado que tudo indica, no caso da Saúde, vai ficar aquém do esperado", salienta Miguel Guimarães.

Organizado pela Fundação para a Saúde, com a colaboração da Ordem dos Médicos do Norte, o II Congresso do SNS promete analisar com profundidade o passado, presente e futuro do SNS, bem como a própria integração no contexto europeu.

Mas, frisa Miguel Guimarães, "o primeiro momento decorre já na noite de quinta-feira, no salão Nobre da Ordem dos Médicos do Norte, com um debate sobre o estado da Saúde, que senta à mesma mesa pessoas com forte ligação ao SNS". "É um momento de reflexão e debate, em que se pretende entender as transformações que estão a afetar o SNS, as feridas que continuam abertas, fruto de sucessivas alterações à estrutura e dinâmica do SNS, que centralizaram excessivamente os cuidados de saúde nos grandes centros hospitalares desvalorizando os Cuidados de Saúde Primários. O debate será também centrado nas medidas implementadas nos últimos meses e nas opções estratégicas para uma reforma positiva do SNS", explica o presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos (CRNOM).

"Será ainda a oportunidade de ouvir personalidades que tiveram responsabilidades governativas na área da Saúde, como os ex-secretários de Estado da Saúde Eurico Castro Alves e Manuel Pizarro", adianta Miguel Guimarães, que acredita que os temas quentes da atualidade mediática não vão ficar à margem da discussão. O debate contará ainda com a presença de Bernardo Vilas Boas, Humberto Martins, Silvério Cordeiro e João Paulo Carvalho.

O Congresso será igualmente marcado pela publicação e apresentação do livro "Porto Saúde – Momento e Movimento", uma obra que traça o passado, presente e futuro da Saúde no Porto, através da pena de algumas personalidades de relevo, que ajudam a entender o estado da Saúde na cidade Invicta e o seu futuro próximo. "É uma obra notável que conta com a participação de figuras ímpares da cidade, como o presidente da Câmara do Porto, o historiador Joel Cleto, o reitor da Universidade do Porto, o Prof. Manuel Sobrinho Simões, entre outros", explica Miguel Guimarães.

O II Congresso SNS: "Património de Todos" realiza-se nos dias 18 e 19 de Março no Teatro Rivoli, com entrada livre e gratuita. Ao longo dos trabalhos irão ser debatidos temas da maior importância para futuro do SNS, entre os quais a "Europa e Saúde"; o "Capital Humano e SNS" e "Cidadania e Saúde". Debates que vão ter a participação de personalidades da nossa sociedade, como Silva Peneda, Elisa Ferreira, Marisa Matias, Marta Temido, entre outros.

A qualidade e a experiência dos preletores convidados dão a garantia de que este II Congresso cumprirá os seus principais objetivos: informar os cidadãos, alertar para eventuais ameaças e realçar algumas prioridades, tudo em nome de um SNS moderno, sustentável, e ao serviço da comunidade.

A Sessão de Abertura contará com a presença do Ministro da Saúde e do Diretor-Geral da Saúde, enquanto a Sessão de Encerramento terá a presença do Secretário de Estado Adjunto da Saúde. Esta cerimónia será precedida de uma homenagem ao médico Adalberto Paulo Mendo e à enfermeira Maria do Céu Marinho da Costa Leite.

Fonte: 
SNORM - Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.