Estudo

Privação de som pode resultar em perda auditiva irreversível

Um estudo recente revela que a privação de som pode causar perda auditiva irreversível. Os resultados sugerem que a perda auditiva crónica – onde são manifestadas recorrentes infeções no ouvido – pode levar à perda permanente da audição, se não for tratada.

"Como é referido neste estudo, é muito importante estar atento aos sinais e realizar uma monitorização da capacidade de audição. As perdas auditivas são frequentemente relacionadas com a exposição ao ruído, mas esta investigação demonstra que existem realmente problemas de audição crónicos que, se não forem tratados, serão irreversíveis", explica Pedro Paiva, audiologista.

O estudo publicado na revista PLOS ONE, realizado por investigadores do Massachusetts Eye and Ear, conclui que a privação de som em ratos adultos causa danos irreversíveis para o ouvido interno. Ou seja, se não for realizado um tratamento adequado, a perda da audição será irreversível, escreve o Sapo.

O Dr. Stephane F. Maison, investigador nos Laboratórios Eaton-Peabody do Massachusetts Eye and Ear, refere que "depois de um ano de privação de som, observámos mudanças dramáticas no ouvido interno, nomeadamente, uma perda significativa das conexões sinápticas, através das quais as células sensoriais enviam sinais elétricos para o cérebro".

"Os resultados sugerem que os audiologistas e médicos devem defender uma intervenção precoce na abordagem a estes problemas do ouvido médio", acrescenta.

 

O ouvido médio é a parte da orelha entre o tímpano e a janela oval, que transmite o som do ouvido externo para o ouvido interno.

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock