Estudo

Há bebidas que deve evitar se não quiser ter uma grande ressaca

Um professor americano, do National Drug Research Institute, conseguiu identificar qual o tipo de bebida alcoólica que causa mais sintomas desagradáveis no organismo.

Normalmente quando estamos de ressaca temos o hábito de relacionar o nosso mal-estar com algum excesso cometido na noite anterior, escreve o Sapo. Mas sabia que a ressaca nem sempre é provocada pela quantidade de álcool que ingere?

A resposta reside nos congéneres, responsáveis por conferir cor e sabor às bebidas alcoólicas, refere o site ABC Health&Wellbeing. De acordo com Steve Allsop, diretor do National Drug Research Institute, quanto maior for a concentração de congéneres mais escura vai ser a cor da bebida, como é o caso do vinho tinto ou do whisky.

Então mas porque razão é que quando ingerimos bebida alcoólicas ficamos de ressaca? Tal como revela o académico, esse mal-estar que sentimos prende-se com a toxicidade dos congéneres, resultante do processo de fermentação. Ou seja, quanto mais congéneres consumir maior vai ser a nossa ressaca no dia seguinte.

Mas Allsop refere que a ressaca pode ser evitada de forma muito simples, controlando as quantidades que são ingeridas e a velocidade com que se bebe. Por outro lado também é importante ingerir bastante água e nunca consumir álcool de estômago vazio.

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock