Dicionário de A a Z

Fósforo

Encontra-se maioritariamente sob a forma de fosfato (PO4) e está presente em todas as células do organismo, apesar de 80-85% ser encontrado em conjunto com o cálcio.

O fósforo é um dos componentes estruturais dos ossos, encontrando-se sob a forma de sal de fosfato de cálcio denominado hidroxiapatite. Encontra-se também na estrutura dos fosfolípidos que são componentes das membranas celulares, na molécula de ATP (molécula energética) e na estrutura dos ácidos nucleicos (ADN e ARN). O fósforo é essencial igualmente na activação de muitas enzimas e hormonas e funciona como tampão na manutenção do pH do nosso organismo. Este mineral participa ainda no transporte de oxigénio, ligando-se à hemoglobina.

Fontes alimentares
Soja, caju, gema de ovo, feijão-frade, queijo, amêndoa, amendoim, pinhão, ervilhas, favas, feijão branco, noz, avelã, fígado (excepto de porco), chocolate, rim, carne, peixe, iogurte e leite.

A carência de fósforo é causada principalmente por ingestão deficiente. Os sintomas incluem anorexia, anemia, fraqueza muscular, dor nos ossos, raquitismo (nas crianças) e osteomalácia (nos adultos), aumento da suscetibilidade a infecções, dormência e formigueiro nas extremidades e dificuldade na locomoção. Em situações extremas a carência deste mineral pode mesmo conduzir à morte.

Fonte: 
apdietistas.pt
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock