Aumente a sensação de bem-estar

Férias fazem bem à saúde

Tirar uns dias de descanso e sair da rotina é uma boa forma de aumentar a nossa sensação de bem-estar físico e mental. No entanto, de acordo com um estudo realizado no Reino Unido, as férias para além de melhorarem o humor, contribuem para o aumento da fertilidade e ajudam a reduzir o risco de diabetes ou doenças cardíacas.

De acordo com um estudo realizado por investigadores do Reino Unido, divulgado no jornal The Daily Mail, tirar alguns dias de descanso trazem vários benefícios para a saúde.

Os investigadores da “Holiday Health Experiment” descobriram que estar uns dias longe da rotina diária e ter a possibilidade de visitar novos lugares são suficientes para diminuir a pressão arterial, melhorar a qualidade do sono e acabar de vez com o stress (pelo menos enquanto está em modo “pausa”!)

A verdade é que, segundo esta pesquisa, é possível sentirmos todos estes benefícios com um fim de semana de descanso apenas.

No entanto, se aumentarmos o perído de folga para lá de uma semana, é possível, de acordo com os mesmos investigadores, sentirmos também algumas diferenças a nível da pele e do sistema imunitário.

Para chegar a estas conclusões, foram analisados os dados de dois grupos distintos de pessoas: os que optam por viajar para destinos de longa distância e aqueles que continuam nas suas cidades e mantêm a sua rotina diária, não conseguindo ficar longe do trabalho.

Ao analisar os dois grupos foi possível perceber que a pressão sanguínea dos viajantes caiu cerca de 6%, enquanto que aqueles que continuaram a trabalhar viram esta aumentar 2%.

Quanto à qualidade do sono, foi possível observar uma melhoria de 17% no sono do grupo que decidiu viajar, enquanto o segundo grupo perdeu 14% da sua qualidade de sono.

Por outro lado, a equipa que conduziu esta investigação foi capaz de registar que os funcionários que tiraram férias apresentavam maior resistência ao stress.

Os dados revelam que, pelo contrário, aqueles que trabalharam sem folga viram diminuir em 71% a sua capacidade para lidar com o problema.

Com esta pesquisa, observou-se ainda a diminuição de glicose no sangue, a diminuição do risco de diabetes e doenças cardiovasculares, nomeadamente o risco de enfarte.

Assistiu-se ainda a uma diminuição do nível do cortisol, que contribui para o armazenamento de gordura, servindo no controlo do peso, e que pode contribuir para melhorar a fertilidade e aumentar a líbido.

Para complementar esta informação, um estudo do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional, publicado no Jornal Americano de Epidemiologia, mostrou que “saltar” as férias aumenta em 30% o risco de se sofrer um ataque cardíaco.

Outro estudo, revelou que as pessoas que tiram férias com mais frequência (pelo menos duas vezes por ano) são mais feliz e apresentam menos tendência para a depressão.

Por isso, se é viciado no trabalho e precisa de desculpas para ir de férias saiba que sair da rotina e descansar melhora, e muito,  a sua saúde. Para que não se esqueça, tome nota dos principais benefícios:

1.      Durante as férias a pressão arterial diminui, assim como o risco de doenças cardíacas

2.      Nas férias, os níveis de glicose no sangue diminuem, diminuindo o risco de diabetes

3.      As férias diminuem os níveis de stress e melhoram a qualidade do sono

4.      As férias reforçam o sistema imunitário

5.      As férias deixam as pessoas mais bonitas e felizes

 

Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock