OF assina protocolos de colaboração com instituições de solidariedade social

Farmacêuticos com acesso a bolsa de voluntariado

A Ordem dos Farmacêuticos assinou na passada quinta-feira, na sua sede, em Lisboa, quatro protocolos de colaboração com instituições de solidariedade social – Centro de Apoio ao Sem Abrigo; Comunidade Vida e Paz; Cáritas Diocesana de Lisboa; Liga Portuguesa Contra a Sida –, que visam dinamizar uma Bolsa de Voluntários Farmacêuticos, no âmbito do projeto da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas denominado “Missões Farmacêuticas”.

Ao longo do ano de 2015, foram desenvolvidos vários contactos tendo em vista a operacionalização desta iniciativa da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA), que conta também com a colaboração da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF). As entidades com as quais foi agora estabelecida esta parceria vão apresentar à OF as suas necessidades em termos de perfil e requisitos de participação dos voluntários, assim como as características das vagas constantes nos programas de voluntariado que desenvolvem. A Ordem dos Farmacêuticos (OF), por sua vez, divulga as vagas e respetivas necessidades junto dos farmacêuticos inscritos na sua Bolsa de Voluntariado.

Ema Paulino, Presidente da Direção da SRSRA, salienta que o objetivo deste projeto é fomentar a intervenção social e o voluntariado dos membros da OF. “Sabemos da importância e responsabilidade social dos farmacêuticos, que são, frequentemente, os profissionais de saúde com contacto mais regular com as problemáticas de cariz social e económico da população. Neste sentido, idealizámos este projeto para ajudar os farmacêuticos a desenvolver o seu potencial enquanto voluntários e a promover a sua participação em ações de voluntariado”.

Fonte: 
Loyaladvsory
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.