Colonoscopia a cada 10 anos

Evitar 40% dos cancros colo-rectais

Uma colonoscopia feita a cada 10 anos a partir dos 50 anos evitaria 40% dos cancros colo-rectais, indica um estudo realizado nos Estados Unidos e que confirma a eficácia deste exame.

A frequência do exame deve ser maior se existem antecedentes familiares daquele cancro, responsável por 1,2 milhões de mortes anuais em todo o mundo, sublinham os autores da investigação divulgada no New England Journal of Medicine.

Os resultados confirmam as actuais recomendações de uma colonoscopia de 10 em 10 anos para as pessoas com um risco moderado e afastam as dúvidas que existiam em relação à eficácia do exame.

A colonoscopia é eficaz na prevenção do cancro da parte superior do cólon ou proximal.

Os investigadores analisaram dados de 88902 participantes em dois estudos de longo prazo, tendo por base respostas a um questionário realizado de dois em dois anos entre 1988 e 2008. Obtiveram também informações sobre as colonoscopias e recto-sigmoidoscopias feitas e analisaram 1815 casos de cancro colo-rectal e as 474 mortes resultantes.

A recto-sigmoidoscopia é um exame limitado à parte inferior do cólon, enquanto a colonoscopia examina a sua totalidade através de tubo flexível com uma câmara e instrumentos para remover quistos e tumores benignos.

“O nosso estudo fornece provas sólidas de que a colonoscopia é uma técnica eficaz de prevenção do cancro do cólon distal - perto do recto - e proximal, enquanto a sigmoidoscopia é insuficiente para evitar o cancro do cólon proximal”, disse Shuji Ogino, epidemiologista da faculdade de saúde pública de Harvard e co-autor do estudo.

Fonte: 
Jornal de Notícias Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock