Campanha vai decorrer em unidades CUF de norte a sul do país

Diagnóstico precoce do cancro da mama ajuda a salvar vidas

Durante o mês de Outubro as Unidades Saúde CUF de todo o país vão disponibilizar consultas de despiste do cancro da mama gratuitas. A inscrição e marcação são obrigatórias e limitadas.

Se é verdade que o Cancro da Mama é uma doença cada vez mais frequente, e em mulheres cada vez mais jovens, é também certo que, actualmente, os tratamentos e recursos existentes permitem uma elevada taxa de cura e de sobrevida quando diagnosticado precocemente. A realização de exames frequentes, a partir dos 45 anos, é um dos métodos mais eficazes de detecção atempada do Cancro da Mama.

Desta forma, durante o mês de Outubro, as Unidades Saúde CUF de todo o país, incluindo os Hospitais CUF Descobertas e CUF Infante Santo vão disponibilizar consultas de despiste à patologia da Mama gratuitas. A inscrição e marcação são obrigatórias e limitadas.

No Hospital CUF Descobertas, esta acção tem lugar no Sábado, dia 25 de Outubro, sendo que as marcações podem ser feitas através do telefone 210 025 478 ou do e-mail [email protected]. No Hospital CUF Infante Santo, a acção realiza-se a 30 de Outubro, quinta-feira, e as marcações devem ser efectuadas através do telefone 213934136 ou do e-mail [email protected]. A Norte, o Hospital CUF Porto e o Instituto CUF Porto recebem a iniciativa até dia 17 de Outubro com inscrições pelo telefone 220 039 271 ou através do e-mail: [email protected].

De acordo com Sofia Braga, médica oncologista dos Hospitais da rede Saúde CUF, responsável pela realização desta campanha, ”desde a década de 70 do século passado que se estabeleceu que o diagnóstico do cancro da mama numa fase precoce, em que a doença ainda não causa sintomas e os tumores têm reduzidas dimensões, baixou a mortalidade por cancro da mama. Esta é a base teórica para que as mulheres comecem a fazer mamografias periódicas a partir dos 45 ou 50 anos.” E acrescenta ainda que “na Oncologia CUF, estamos a convidar mulheres que possam estar interessadas em saber mais sobre o seu risco de cancro da mama e em fazer, se estiver indicado, uma mamografia que pode fazer um diagnóstico precoce desta doença ”.

Esta acção inclui uma consulta de enfermagem, uma consulta médica e mamografia e pode, em muitos casos, ajudar a salvar uma vida.

 

Fonte: 
Jmellosaude
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock