Dieta e exercício físico

Depois dos excessos do Natal

Atualizado: 
07/12/2018 - 18:08
Depois do Natal e das festas de fim de ano, poucos são os que não se queixam dos excessos que foram cometidos à mesa, durante esta época. Neste artigo apresentamos-lhe alguns truques que podem bem ser a solução para os quilinhos a mais que agora a balança marca.

Não há ninguém que não goste de estar sentado à mesa, rodeado das pessoas que ama, a saborear os pratos tão tradicionais desta quadra festiva. Por isso, é também muito frequente, assim que festejamos o Natal, queixarmo-nos dos exageros que cometemos entre almoços e jantares. Ora abusando das bebidas, ora das comidas ricas em calorias, gorduras e açúcar.

Se este foi também o seu caso, e até já sente a roupa mais apertada, tome nota de algumas dicas que o podem ajudar a recuperar a sua forma física.

1. Coma mais vezes (mas em pequenas quantidades!)
Nunca é demais relembrar que uma das melhores formas de perder peso passa por aumentar o número de refeições diárias. Em vez das três principais, opte por fazer cinco ou seis refeições mais pequenas, ao longo do dia. Além de se manter saciado, terá maiores níveis de energia e por consequência o metabolismo mais acelerado, o que o ajudará a perder peso.

2. Tome um bom pequeno-almoço
Na realidade, o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Por isso se acha que saltar esta refeição o vai ajudar a perder peso, saiba que não podia estar mais enganado. Começar o dia com um bom pequeno-almoço ajuda a acelerar o metabolismo e dá-lhe energia.

Se saltar esta refeição o seu corpo vai demorar muito mais tempo a gastar as calorias que ingeriu, acabando por as transformar em gordura.

3. Aposte nas fibras e proteínas
Se quer emagrecer, é importante manter uma dieta rica em fibras (pão, arroz, massa e cereais integrais, frutas, legumes, sementes e nozes), uma vez que, para além de saudáveis, são altamente saciantes; e em proteínas (carne e peixe branco, lacticínios magros) que ajudam a desenvolver e manter a massa muscular e a combater a fome.

4. Mais legumes, menos hidratos de carbono
Embora não deva eliminar completamente os hidratos de carbono da sua dieta, o seu consumo deve ser moderado e, se possível, ir reduzindo a sua quantidade substituindo-os por legumes.

Experimente substituir o arroz ou as batatas por legumes assados, grelhados, cozidos, salteados ou ao vapor. As opções são muitas e, para além desta ser a época ideal para o começar a fazer, o seu corpo agradece.

5. Esqueça os hidratos de carbono ao jantar
Para eliminar os quilinhos que ganhou durante esta época limite a ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono brancos: pão, arroz, massa, batatas e cereais, sobretudo ao jantar.

6. Apetece-lhe um doce? Coma fruta
A fruta é um dos snacks mais saudáveis que pode comer entre refeições. E uma vez que possui açúcares naturais, são uma boa forma de resistir aos doces.

7. Aproveite as resoluções de fim de ano e mexa-se!
Inscreva-se num ginásio, faça caminhadas, combine jogos de futebol com os amigos, vá passear o cão, mas mexa-se! Não só faz bem ao corpo como à mente.

Se já pratica exercício físico intensifique os treinos. Vai ver que num instante se livra dos excessos cometidos este Natal.

8. Faça destes truques um hábito
Não basta adotar estas medidas durante dois ou três meses. Faça delas um estilo de vida. Só assim atingirá o seu bem-estar físico e a forma que tanto deseja.

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
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