14 de Novembro

Cristo Rei “Azul” ilumina caminhada nocturna de Jovens com Diabetes

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal organiza uma caminhada nocturna pelos miradouros de Lisboa, com vista para o Cristo Rei “Azul”, com o objectivo de assinalar o Dia Mundial da Diabetes.

Com o objectivo de assinalar o Dia Mundial da Diabetes, no próximo dia 14 de Novembro, a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal organiza, às 21h00, uma caminhada nocturna pelos miradouros de Lisboa, com vista para o Cristo Rei “Azul”, monumento que será iluminado com a cor que identifica a imagem da doença a nível mundial.

“Para além do percurso interessante e da vista já de si fantástica, os participantes podem desfrutar de um símbolo do nosso País banhado a luz azul” informa Carlos Neves, presidente da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP). Inserida na campanha “Blue Monuments Challenge" da International Diabetes Federation, que consiste em iluminar de azul edifícios ou monumentos icónicos de cada País, a AJDP juntou-se ao Santuário do Cristo Rei e garantiu que o monumento estará banhado de luz azul no Dia Mundial da Diabetes.

Inserida nas actividades promovidas no âmbito da Semana da Diabetes, a AJDP junta-se à CliVip e à WeGo Adventures para realizar uma caminhada nocturna onde jovens com diabetes, familiares e amigos se reúnem para percorrer caminhos urbanos da cidade de Lisboa, numa viagem pelos miradouros do Castelo, da Graça, da Nossa Senhora do Monte, de S. Pedro de Alcântara e do Adamastor.

O ponto de partida é junto ao Cais das Colunas, na Praça do Comércio, às 21h00. Esta caminhada representa um nível de dificuldade médio, com uma duração prevista de 2h30.

O presidente da AJDP acredita que “esta actividade é um momento bastante completo, pois envolve os participantes com o lado mais cultural da Cidade, num momento de partilha de experiências, e, ao mesmo tempo, promove hábitos para uma vida saudável através do desporto nos jovens com diabetes”. Carlos Neves explica que “o desporto permite prevenir complicações da diabetes e ajuda a controlar os níveis de glicemia”.

Para submeter as inscrições é necessário contactar: [email protected], indicando o nome, o nº BI, a data de nascimento, um contacto e o número de participantes. A participação na caminhada tem um custo de 5€ por pessoa ou 10€ por família (inclui seguro), que reverterão inteiramente para a realização da Colónia de Férias da AJDP.

 

Diabetes

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal 13% dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7%).

A diabetes tipo 1 afectava, em 2013, 3.262 indivíduos até os 19 anos (0,16% da população no escalão etário), manifestando uma ligeira tendência de crescimento desde 2008 (Dados do Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes 2014). Em 2013 foram detectados cerca de 18 novos casos por cada 100.000 jovens com idades entre 0-14 anos.

 

Sobre a AJDP

A AJDP, Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, realiza e implementa, há 15 anos, iniciativas educativas, de desporto e de sensibilização para a Diabetes que, pelo seu carácter inédito e arrojado, ajudam os jovens diabéticos a enfrentar os estigmas que a sociedade ainda lhes apresenta. Exemplos dessas iniciativas são a ascensão ao Pico, em 2011, as caminhadas regulares, a colónia de férias anual, a ascensão ao Aconcágua, em 2009, na qual os jovens portugueses foram os primeiros diabéticos insulinodependentes do mundo a subir com sucesso a Via Transversa dos Polacos, e a ascensão do Kilimanjaro, em 2005. Para mais informações sobre a AJDP, consultar: http://www.ajdp.org/index.php ou http://www.facebook.com/JovensDiabeticos?ref=ts

 

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal