Ordem dos Farmacêuticos

Colaboração com Universidade Lúrio de Moçambique na formação

Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos inicia hoje visita oficial a Moçambique com o principal objectivo de aprofundar a cooperação entre os dois países.

Aprofundar as acções de cooperação desenvolvidas pela Ordem dos Farmacêuticos (OF) em Moçambique é o grande objectivo da visita que o bastonário da OF, Prof. Doutor Carlos Maurício Barbosa, inicia hoje, dia 30 de Setembro, ao país. Um dos marcos da viagem será a assinatura do protocolo de cooperação com a Universidade Lúrio de Moçambique (UniLúrio), em Nampula, que prevê o apoio da OF ao curso de Licenciatura em Farmácia.

No âmbito desta viagem, em que será acompanhado pelo presidente do Conselho Nacional para a Cooperação da OF, Dr. José Aranda da Silva, o bastonário da OF será ainda recebido em audiência pelo Embaixador de Portugal em Moçambique.

“Esta deslocação a Moçambique tem como objectivo aprofundar as acções de cooperação desenvolvidas pela OF neste país, previstas no protocolo que a OF assinou com o Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU). Pretendemos cimentar e dar continuidade à partilha de conhecimento e experiências com este país”, adianta o Prof. Doutor Carlos Maurício Barbosa.

O acordo de cooperação assinado em Maio de 2010, na sede da OF, pelo bastonário da OF e pelo então Ministro da Saúde, Dr. Paulo Ivo Garrido, dá continuidade ao projecto de cooperação iniciado em 1997, que permitiu a criação do primeiro curso de Farmácia leccionado num País Africano de Língua Oficial Portuguesa, no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), cuja coordenação foi assumida, ao longo de dez anos, pelo próprio bastonário da OF.

Desde então, a OF tem vindo a promover várias acções de cooperação em Moçambique, como o apoio à reorganização da Farmácia do Hospital Central de Maputo, a formação de farmacêuticos moçambicanos através da realização de estágios em Portugal e a intermediação em acções de doação de medicamentos a instituições moçambicanas, a últimas das quais ocorreu em Junho deste ano e teve como destino o Hospital Rural do Songo.

A agenda desta viagem a Moçambique inclui ainda a visita ao Hospital Central de Maputo, onde o bastonário irá entregar os Manuais de Boas Práticas desenvolvidos pelo Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar da OF, o último referente à preparação de medicamentos citotóxicos; a reunião com a directora do Departamento Farmacêutico do MISAU; a reunião com o presidente da Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa (AFPLP); a reunião com o presidente da Sociedade Moçambicana de Medicamentos e visita à respectiva fábrica; a reunião com dirigentes da Associação dos Farmacêuticos de Moçambique (AFARMO); e um encontro com farmacêuticos moçambicanos.

 

Fonte: 
Loyaladvsory
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.