6 a 12 de Julho

Campo de férias para crianças com hemofilia

A Associação Portuguesa de Hemofilia e de outras Coagulopatias Congénitas organiza de 6 de Julho a 12 de Julho, em Óbidos, a 6ª edição do FUNFILIA – Campo de Férias, dirigido a crianças com hemofilia ou outro distúrbio hemorrágico, com idades entre os 6 e os 16 anos.

O FUNFILIA foi criado a pensar nas crianças que sofrem de hemofilia ou de outro distúrbio hemorrágico hereditário, como nos seus irmãos e também nas crianças filhas de pais com as mesmas patologias.

Este projecto tem como missão proporcionar momentos agradáveis às crianças, através da participação em actividades orientadas que têm como objectivo melhorar a sua autoconfiança, autoestima e independência, assim como fomentar o seu espírito de grupo, a pertença e identificação e desenvolver o seu sentido de responsabilidade, cooperação e civismo.

De acordo com Cristina Cunha, Psicóloga da Associação Portuguesa de Hemofilia e de outras Coagulopatias Congénitas (APH), “há que explicar às crianças quais os seus limites, riscos a evitar e, principalmente, fazer com que não se sintam inferiorizadas relativamente aos outros meninos".

No FUNFILIA as crianças podem desfrutar das actividades, adaptadas à realidade e limites destas crianças, como: escalada, tiro com laser, high ropes, karting, insufláveis, easy up, paintball, espeleologia, slide e jogos tradicionais.

A APH realiza também, durante esta semana acções formativas com as crianças com o objectivo de incentivá-las a realizar ao auto tratamento e a aderirem á profilaxia.

De forma a garantir o bom funcionamento e a segurança das crianças, a APH terá uma equipa técnica própria, constituída por um monitor e uma enfermeira. A enfermeira assegurará a administração da medicação específica de cada criança, estejam estas em regime profilático ou on demand, bem como de qualquer outro medicamento que necessitem.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock