Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger promove

Campanha de prevenção “Bullying No Autismo”

“Há coisas que não se veem” dá o mote à campanha de sensibilização que pretende melhorar a compreensão do autismo e a gestão na relação interpessoal, desencadear mecanismos de prevenção, diminuir o número de casos, promover a alteração de comportamentos aumentando a tolerância e promover vantagens terapêuticas nas pessoas com Síndrome de Asperger.

A Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA) está a promover a nível nacional uma campanha de sensibilização para as características das pessoas com Síndrome de Asperger, uma perturbação do espectro do autismo, que muitas vezes pode originar situações de Bullying. Esta campanha tem o apoio do BPI, no âmbito dos prémios atribuídos no BPI Capacitar 2015, e tem por objetivos: melhorar a compreensão do autismo e a gestão na relação interpessoal; desencadear mecanismos de prevenção; diminuição do número de casos; promover a alteração de comportamentos aumentando a tolerância e promover vantagens terapêuticas nas pessoas com Síndrome de Asperger. A campanha encerrará com três grandes eventos de sensibilização em Coimbra (setembro), Porto (outubro) e Lisboa (novembro) destinados a profissionais de educação e saúde.

 

APSA "Há coisas que não se veem" from Help Images on Vimeo.

Coimbra foi a cidade escolhida para a apresentação pública do filme sobre prevenção do “Bullying no Autismo” que decorreu, com os parceiros locais a PSIKONTACTO, na Escola Primária João de Deus – Coimbra 1 para cerca de 60 alunos dos 3º e 4º anos do 1º Ciclo, no dia 18 de Maio.

A APSA está a desenvolver diversos contatos e parcerias em Coimbra no sentido de aumentar a sensibilização e divulgação das atividades da associação e principalmente da Síndrome de Asperger, enquadrada nas perturbações do espectro do autismo. Algumas das entidades com as quais vão decorrer iniciativas em conjunto são o Hospital Pediátrico de Coimbra, ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra, PSIKONTACTO e APPDA Coimbra.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
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