Professora desenvolveu

Calculadora online mostra se corre risco de desenvolver cancro da mama

Professora de estatística da Universidade do Novo México, nos EUA, desenvolveu uma ferramenta que visa ajudar médicos e pacientes.

São seis perguntas cujas respostas permitem calcular o risco de vir a desenvolver cancro da mama no espaço de cinco ou dez anos e estão disponíveis online, escreve o Diário de Notícias.

Com base na idade, raça e etnia, casos da doença na família, historial de biópsias e a densidade da mama - dado que resulta da mamografia - a calculadora desenvolvida por uma professora de estatística da Universidade do Novo México, nos EUA, permite calcular a probabilidade de qualquer mulher vir a desenvolver a doença.

"A nossa ferramenta é única porque combina a densidade da mama e os resultados de biópsias", explicou Charlotte Gard no comunicado divulgado pela universidade. A professora, que tem vários casos de cancro da mama na família, é consultora do Instituto Nacional do Cancro.

O objetivo da calculadora é ajudar os médicos e as pacientes a avaliar com maior precisão o risco de desenvolverem a doença, permitindo-lhes tomar decisões mais bem informadas sobre cuidados de saúde preventivos.

"Todas as pessoas devem ter o máximo de informação possível para poderem tomar uma decisão, com os seus médicos, sobre os seus cuidados de saúde", indicou o porta-voz do Departamento de Saúde do Novo México, David Morgan.

Fonte: 
Diário de Notícias Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock