Regresso às aulas - Necessidades Educativas Especiais

Apoios para alunos com Síndrome de Asperger

A Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger disponibiliza um conjunto de serviços de intervenção em contexto escolar e domicílio.

O seu (sua) filho(a) tem dificuldades de integração na escola? Precisa de ajuda na realização dos trabalhos de casa? Tem dificuldades em comunicar com os colegas e professores e de se fazer entender? Precisa de ajuda na organização de tarefas diárias? Acha que já podia ser mais autónomo na vida diária, em tarefas domésticas, no caminho para a escola ou para outras actividades?

A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, através do seu projecto Casa Grande, quer ser parceira com as Famílias e as Escolas disponibilizando um conjunto de serviços de intervenção em contexto escolar e domicílio:

 

ESTUD’Apsa

Acompanhar ao nível das competências académicas de acordo com o currículo do aluno com necessidades educativas especiais, quer com perturbações do espectro do autismo.

 

Serviço no domicílio

Sessão semanal de intervenção no domicílio, de treino de competências sociais, de autonomia funcional e comunitária.

 

Treino de competências sociais

Desenvolver relações intrapessoais e interpessoais, intencionalidade comunicativa, regulação socio-emocional e reciprocidade social, em grupo e individual.

 

Treino de autonomia funcional e comunitária

Desenvolver autonomia secundária e comunitária para que o jovem/adulto adquira competências no quotidiano.

 

Ateliês

Horticultura e Jardinagem, Informática, Expressão Plástica, Música, Costura

Desenvolver actividades de carácter ocupacional/lúdico de acordo com o perfil e interesses do jovem/adulto.

 

GYM’Apsa

Promover actividade física de acordo com o perfil da criança e jovem.

 

A Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, ao longo dos seus quase 11 anos de existência, tem contactado directamente com as Escolas e as Famílias, em todo o território nacional. Daí tem resultado uma experiência e conhecimento acumulados das dificuldades e necessidades que as crianças e jovens com perturbações do espectro do autismo e suas famílias sentem quando têm de enquadrar os seus filhos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e quando têm de decidir sobre os melhores apoios.

Consideramos importante que as crianças e jovens sejam integrados nas escolas, e que se invista em currículos funcionais, com especial incidência na componente académica, na componente social e de autonomia funcional, e na componente vocacional.

É neste contexto, que a APSA desenvolveu o projecto Casa Grande e se coloca como parceira das Famílias e das Escolas, disponibilizando um conjunto de serviços de intervenção em contexto escolar e domicílio, para crianças e jovens, quer estejam ou não enquadradas num PEI (Programa Educativo Individual) e/ou PIT (Plano individual de transição) com o objectivo de facilitar não só o sucesso académico, mas também a construção de um projecto de vida futura.

Saiba mais em [email protected] ou 217119100.

 

Fonte: 
APSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
APSA