Estudo

Antibióticos podem aumentar vulnerabilidade a doenças sexualmente transmissíveis

Tomar antibióticos pode aumentar o risco de uma mulher contrair uma doença sexualmente transmissível, segundo um estudo feito em ratos. O fármaco pode não só eliminar as bactérias nocivas, como as que funcionam como barreira contra os vírus.

Os antibióticos, necessários para tratar doenças causadas por microrganismos como as bactérias, debilitam as defesas e tornam as pessoas mais vulneráveis aos vírus sexualmente transmissíveis, segundo um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Os investigadores do Instituto Coreano para o Avanço da Ciência e Tecnologia referem, segundo o Sapo, que o tratamento com antibióticos diminui os mecanismos de imunidade do corpo.

A investigação, feita com base no estudo da flora vaginal, conclui que a toma de antibióticos prejudicam a imunidade contra o herpes genital porque provocam uma quebra enorme no conjunto de bactérias imunitárias que combatem as infeções virais.

A equipa, coordenada por Ji Eun Oh, chegou a esta conclusão após realizar experiências em ratos.

Os animais tratados com antibióticos foram infetados com o vírus do herpes (HSV-2) mais rápido do que o grupo de controlo que não recebeu os referidos fármacos.

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock