Mude a sua rotina

Ano novo, vida nova e alimentação mais saudável

Qualquer momento é bom para alterar, repensar e melhorar o nosso estilo de vida, de forma a procurar o bem-estar e encontrar mais vitalidade e mais qualidade de vida, mas por excelência, o início do novo ano é uma época de resoluções, de balanços e de traçar novas metas e objetivos.

Depois dos excessos da quadra festiva, surge a necessidade de voltar a encontrar, ou descobrir, uma rotina mais saudável e equilibrada. É neste momento que se torna essencial pensar em adotar um estilo de vida mais saudável, em vez de procurar uma solução aparentemente rápida e milagrosa para perder os kilos aumentados depois das festas.

Estabeleça objetivos exequíveis, realistas e equilibrados
Não se proponha a alcançar os objetivos de outras pessoas. Trace os seus objetivos e adapte as suas metas às suas necessidades, à sua realidade, aos seus horários e ao seu ritmo. Foque-se no “como” e nas mudanças graduais que deverá adotar de forma a alcançar as suas metas.

Defina metas a curto, médio e longo prazo
Pequenas vitórias ajudam a manter a motivação mais elevada. Além disso, os hábitos não se mudam de um dia para o outro, a mudança deve ser gradual e consistente.

Procure diariamente fazer algo de bom por si, para a sua saúde física e mental
Lembre-se que a verdadeira razão desta mudança não deve ser um simples número na balança, mas sim a sensação de bem-estar e de estar a nutrir o corpo e a mente. Beba mais água, coma sopa de legumes, coma 3 peças de fruta por dia, coma mais peixe do que carne, faça exercício regularmente, relaxe, conviva à volta da mesa, partilhe receitas saudáveis.

Recupere o padrão alimentar da dieta mediterrânica
A Dieta Mediterrânica é caracterizada pela abundancia de alimentos de origem vegetal, como os cereais integrais (pão, massa, arroz), hortaliças, legumes, fruta fresca e frutos secos.  Os hortícolas e as frutas devem ser da época e de produção local.
O azeite é a principal fonte de gordura.
O pescado, aves, lacticínios e ovos devem ser consumidos com moderação

Crie condições que facilitem o seu dia-a-dia
Planifique as refeições para a semana e no supermercado siga uma lista de compras saudáveis

Reduza o consumo de açúcar adicionado, gordura saturada e trans e sal
Guarde os doces e sobrmesas para dias de festa. Substitua o açúcar por fruta da época, tâmaras, coco ralado, canela ou baunilha. Troque os sumos artificiais por sumos de fruta natural espremidos no momento, por infusões e chás caseiros, ou águas aromatizadas com limão, laranja, frutos vermelhos, hortelã ou canela. Faça da água a sua bebida de eleição. Reduza o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e trans e reduza a gordura adicionada para temperar e cozinhar. Dê preferencia às gorduras de origem vegetal, nomeadamente ao azeite. Troque o sal por ervas aromáticas, especiarias, alho e cebola. Prefira alimentos frescos e pouco processados.

O nosso paladar tem a capacidade de se habituar a novos sabores e a diferentes intensidades, se a redução do consumo de açúcar e de sal for gradual, nem vai notar, e quando der por si vai se aperceber que alguns alimentos estão demasiadamente doces ou salgados.

Um corpo, um peso e uma mente saudável são consequência de um estilo de vida saudável.

Pense globalmente, no dia alimentar, num estilo de vida ativo e na pratica regular de exercício físico, no descanso e sono adequado e no convívio.

Coma melhor, não conte calorias!

Saiba mais em: https://amesacomcatarinaoliveira.wordpress.com/

Catarina Soares de Oliveira - Nutricionista
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
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