Dia Mundial da Criança

Alunos do ensino básico brincam aos enfermeiros por um dia

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros assinala o Dia Mundial da Criança com iniciativa que envolve cerca de 3 mil crianças do pré-escolar e ensino básico, nos dias 1 e 4 de Junho.

O Conselho de Enfermagem Regional do Norte e a Mesa do Colégio de Especialidade de Saúde Infantil e Pediátrica da Ordem dos Enfermeiros comemoram o Dia Mundial da Criança nos distritos do Porto, Bragança e Vila Real. Realizada em parceria com as Câmaras Municipais, esta ação de proximidade da Secção Regional do Norte (SRN) da Ordem dos Enfermeiros (OE) junto dos mais novos envolve ainda outras instituições como os agrupamentos de centros de saúde, agrupamentos escolares e instituições académicas.

No dia 1 de junho – das 9h30 às 13h00, na ‘Zona Verde’ de Mirandela, e das 9h30 às 16h00, no Jardim Público de Chaves – serão promovidas diferentes atividades dirigidas às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e pré-escolar. As iniciativas pretendem Desmistificar os medos dos profissionais de saúde’ convidando as crianças envolvidas a serem ‘Enfermeiros por um dia’. Além do contacto com os instrumentos de trabalho dos profissionais de Enfermagem, as crianças irão participar ativamente na Formação sobre Suporte Básico de Vida. No dia 4, a iniciativa acontecerá em Gondomar, na Escola Básica de Gens, entre as 9h30 e as 12h30.

Para as crianças, em que tudo é cor, alegria, sorrisos, imaginação, fantasia e brincadeira é fácil imaginar o quanto assustador poderá ser entrar num hospital, ou consultório, um espaço que dita silêncio, frio, “sofrimento”, equipamentos estranhos e assustadores. A doença, independentemente da gravidade e provável hospitalização da criança, apresenta-se como uma situação de crise. As instituições de saúde são encaradas como lugares misteriosos e, por isso, como fonte de stress. Desse modo, o brincar é uma excelente forma de auxiliar a libertar o medo.

As crianças envolvidas, “pequenos enfermeiros” por um dia, vestidos a rigor, vão poder experimentar o dia-a-dia de uma profissão que está tão presente nas suas vidas. Sempre a fingir, vão poder cuidar dos seus “doentes” que serão submetidos a administrações de medicação e diferentes tratamentos. Palhaços vestidos de enfermeiros também vão animar o dia dos mais pequeninos com diferentes brincadeiras.

Além dos ensinamentos sobre o recurso ao 112 em caso de Emergência Médica e o Suporte Básico de Vida, a SRN da SRN da OE irá promover a realização de diversos jogos divertidos com vista a promover o contacto com a atividade da Enfermagem. Os enfermeiros presentes prestarão todas as informações aos mais novos relativas às suas diversas áreas de atuação.

Um dos objetivos desta iniciativa passa também pela promoção de saúde através de informação relativa a áreas como: higiene corporal e oral, alimentação saudável, vacinação e outras. Com pequenas brincadeiras “faz de conta” teremos uma forte componente pedagógica de educação para saúde.

Fonte: 
Essencia Completa
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
Essencia Completa