1 de junho - Dia Mundial da Criança

Alunos do 1º ciclo do ensino básico aprendem brincando aos enfermeiros

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra proporciona manhã lúdica e pedagógica, que visa promover o conhecimento dos mais novos sobre os cuidados de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediatria.

São 136 os meninos do 1º ciclo do ensino básico que, no dia 1 de junho, vão participar num conjunto de workshops organizados pela Escola Superior de Enfermagem (ESEnfC) para comemorar o Dia Mundial da Criança, subordinados ao tema "Aprender, brincando aos enfermeiros".

Mostrar aos mais novos o que é ser enfermeiro e promover o conhecimento da criança sobre cuidados de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediatria são objetivos da participação nestes ateliês, com início às 9h30, nas instalações a ESEnfC em São Martinho do Bispo (Polo B).

“A vacinação é muito importante!”, “Tenho uma ferida, e agora o que faço?”, “Vamos à consulta de Enfermagem em Saúde Infantil e Pediatria! ” e “Nasceu um bebé, e agora como se faz? ” são alguns temas das oficinas dirigidas às crianças da Escola Básica do 1º Ciclo (EB 1) de Almas de Freire, da freguesia de Santa Clara, em Coimbra.

O programa de atividades compreende, ainda, os workshops “As minhas mãos estão bem lavadas?”, “Sinais vitais, o que é isso? ”, “Estou dentro de um Bloco Operatório” e “Será que há oxigénio engarrafado?! ”.

"Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. É uma preparação para a vida adulta, pela interiorização de habilidades e comportamentos", afirma a organização da atividade comemorativa, da responsabilidade da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem da Saúde da Criança e do Adolescente, da ESEnfC, e que tem a colaboração dos estudantes do 3º ano do curso de licenciatura em Enfermagem em ensino clínico de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria.

Paralelamente aos workshops, decorre, nos polos A (Avenida Bissaya Barreto, em Celas) e B da ESEnfC, uma exposição de desenhos realizados pelos alunos da EB 1 de Almas de Freire, a respeito do tema "Eu sou enfermeiro".

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock