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Aleitamento materno

O leite materno é o melhor alimento para o bebé. É importante para o seu desenvolvimento psíquico e físico. A preparação para a amamentação deve iniciar-se ao longo da gravidez.

A amamentação tem vantagens para a mãe e para o bebé.

Para o bebé:

  • Protege-o contra várias doenças: infecções respiratórias, diarreias e alergias;
  • Dá-lhe todos os nutrientes que ele necessita para se desenvolver;
  • É de fácil digestão e absorção;
  • Oferece-lhe segurança e ternura.

 

Para a mãe:

  • Está sempre pronto, à temperatura ideal;
  • É mais barato;
  • O útero e o corpo da mãe voltam ao tamanho e formas normais mais rapidamente;
  • Diminui o risco de sofrer cancro da mama.

Como amamentar

  • Lavar bem as mãos com água e sabão antes das mamadas;
  • Escolher um ambiente calmo e tranquilo;
  • Adoptar uma posição confortável;
  • Escolher uma cadeira cómoda, que apoie bem as suas costas; se necessário utilizar um apoio para os pés. Sente-se com as costas direitas e rode o bebé para si encostando a “barriguinha” dele ao seu corpo. Apoiar bem o corpo do bebé com os seus braços e deixe a cabeça dele livre;
  • Colocar também uma almofada debaixo do cotovelo;
  • Não deixe o bebé mamar só no mamilo. É preciso que apanhe também a aréola (zona mais escura), pois assim evita-se que ele engula ar e que apareçam fissuras ou gretas no mamilo;
  • Se o mamilo doer, o bebé deverá abocanhar mais a aréola em baixo;
  • Em cada mamada oferece primeiro uma mama (se o bebé ficar com fome pode passar para a outra);
  • Se o bebé adormecer, deve estimulá-lo nas mãos ou pés, massajando com o polegar (cada mamada pode demorar entre 5 a 30 minutos);
  • Pode pôr o bebé a arrotar durante e no final da mamada, colocando-o em pé, encostado ao seu ombro;
  • No final, se sentir a mama ainda cheia pode esvaziá-la manualmente até ficar confortável;
  • Após a mamada, espalhe umas gotas de leite no mamilo e na aréola, e deixe secar;
  • Nos primeiros dias, o intervalo entre as mamadas não deve ser inferior a duas horas ou superior a quatro horas; a pouco e pouco, ele estabelecerá melhor o seu horário.

A mãe que amamenta deve:

  • Beber líquidos em abundância (cerca de dois litros por dia), preferencialmente água e leite;
  • Fazer uma alimentação equilibrada e variada;
  • Evitar alimentos com corantes e conservantes, bebidas alcoólicas e bebidas excitantes (café, chá preto...);
  • Repousar, sempre que possível. 
Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
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