A bebida de eleição do Verão

As águas aromatizadas são indicadas para todos

As águas aromatizadas são uma solução prática para promover a ingestão de água ao longo do dia, de forma simples, fresca e saborosa, contribuindo para uma adequada hidratação do organismo. Além de personalizar a sua água com sabores e aromas variados e com distintas intensidades, vai beneficiar das propriedades nutricionais dos ingredientes que junta à bebida.

A água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, para regular a temperatura corporal, eliminar toxinas, hidratar a pele e para a nossa saúde e bem estar, mas nem sempre é fácil beber 1,5 a 2 litros de água por dia.

De forma a que a ingestão de água seja mais agradável, o truque pode passar por aromatizar a água com sabores que vão ao encontro das preferências de cada pessoa.

As águas aromatizadas resultam da combinação de diferentes ingredientes como fruta, vegetais, ervas aromáticas, especiarias ou sementes.

Além do sabor,  têm um aspeto irresistível, colorido e fresco.

Estas bebidas caseiras são uma alternativa saudável, natural e económica às águas com sabor, tisanas ou sumos artificiais que podem conter cerca de 2 pacotes de açúcar por copo e ingredientes artificiais como corantes e adoçantes.

Preparação

A preparação é muito fácil!

Basta lavar bem os ingredientes, cortá-los aos pedaços ou às rodelas e juntar à agua num jarro ou recipiente fechado.

Depois, deixe a água repousar, antes de servir.

Pode ainda, deixar a sua água aromatizada no frigorífico, de forma a preparar uma bebida fresca para acompanhar a refeição ou para beber ao longo de uma tarde quente de verão.

Se preferir, prepare um refrigerante saudável utilizando água gaseificada.

Para um toque especial e original, numa cuvete para fazer gelo ou numa forma de silicone, coloque as folhas de hortelã aos pedaços, a fruta cortada ou os frutos vermelhos como mirtilos ou framboesas.

Propriedades das águas aromatizadas

Água com rodelas de limão e gengibre – antioxidante, anti-inflamatória, facilita o processo digestivo (diminui as náuseas e as indigestões)

Água com rodelas de pepino – Refrescante e com propriedades anti-inflamatórias

Água com hortelã e abacaxi - Sabor intenso e com propriedades diuréticas

Água com rodelas de laranja – Rica em vitamina C, reforça o sistema imunitário e promove a absorção do ferro.

Água com frutos vermelhos – Sabor levemente adocicado, rica em antioxidante.

Água com pau de canela – Com efeito termogénico

Benefícios

- Hidrata

- Isenta de calorias

- Sem açúcar

- Rica em vitaminas, minerais e antioxidantes

- Económica

- Fácil e rápida de preparar

 

Saiba mais em: https://amesacomcatarinaoliveira.wordpress.com/

 

Catarina Soares de Oliveira - Nutricionista
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay