Relatório da OMS

Afogamento mata mais crianças do que tuberculose ou sarampo

Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde revela que o afogamento mata mais crianças abaixo de 15 anos por ano do que o sarampo ou a tuberculose.

O afogamento mata mais crianças abaixo de 15 anos por ano do que o sarampo ou a tuberculose, alertou um novo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), avança o Diário Digital.

Segundo o órgão da ONU, a asfixia debaixo de água está entre as dez principais causas de óbito de crianças e jovens em todo o mundo. De acordo com estimativas da OMS, 372 mil pessoas morreram afogadas em 2012. Mais de metade delas tinha menos de 25 anos.

No grupo de pessoas com menos de 15 anos, essa foi a causa de morte de mais de 140 mil meninos e meninas, duas vezes mais que o número de mortes por tuberculose (quase 70 mil). O sarampo, em comparação, matou 145 mil pessoas, em todos os grupos etários, em 2013, segundo a OMS.

O órgão da ONU informou que a maior parte das mortes por afogamento em 2012 (cerca de 90%) está concentrada em países menos desenvolvidos, especialmente em África, no sul da Ásia e nas regiões do Pacífico ocidental.

Os homens têm o dobro de hipóteses de serem vítimas de afogamento do que as mulheres, acrescentou o relatório.

Esta foi a primeira vez que a OMS fez um levantamento exclusivamente sobre o número de mortes provocadas por afogamento no mundo.

 

Fonte: 
Diário Digital
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock