Doença Venosa Crónica

Acupunctura para tratar varizes

Atualizado: 
14/05/2019 - 17:15
Calcula-se que cerca de três milhões de portugueses sofram de varizes. Uma doença crónica que, para além de provocar dor, pode ser responsável por problemas mais graves como tromboembulismo pulmonar ou úlceras. Se sofre de varizes, saiba que a acupunctura pode ajudar.

Apesar de não ser uma doença exclusiva das mulheres, elas são as que mais sofrem da doença venosa crónica, vulgarmente conhecida como varizes.

Tendo como causa a herança genética, o consumo de alguns medicamentos ou alterações hormonais características da gravidez ou menopausa, as varizes, quando não tratadas, podem evoluir para situações mais graves.

A técnica de correção desta patologia mais conhecida é o laser. No entanto, a acupunctura tem um efeito muito benéfico no tratamento das varizes, uma vez que as agulhas são colocadas em pontos muito específicos que ajudam a desbloquear a circulação do sangue e energia.

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como um método de tratamento complementar, a acupunctura tem sido cada vez mais procurada para tratar as mais variadas patologias.

Para além de não fazer recurso de químicos, esta técnica revela-se bastante eficaz e segura.

No caso das varizes, e dependendo da sua evolução, o tratamento por vezes é longo, necessitando de mais ou menos sessões, de caso para caso.

No entanto, as melhorias fazem-se sentir ao fim das primeiras sessões.

Habitualmente, este método de tratamento faz-se complementar por sessões de naturopatia, onde se inclui a fitoterapia chinesa. O objetivo é promover a cura e a capacidade do corpo se regenerar e libertar toxinas.

O estímulo das agulhas na acupunctura alivia sintomas e contribui para o bom funcionamento dos órgãos envolvidos.

Na doença venosa crónica, esta técnica milenar permite ajudar na redistribuição do sangue, como já foi referido, e restabelecer o equilíbrio energético entre os rins e baço, que são os órgãos responsáveis pelo deficiente fluxo sanguíneo e pela pouca elasticidade dos vasos sanguíneos.

A drenagem linfática, que consiste numa técnica de massagem manual que permite estimular o sistema linfático, é outro dos métodos de tratamento que pode complementar as sessões de acupunctura, em caso de varizes.

Artigos relacionados

Tratamento de varizes: mitos e realidades

Varizes afetam sobretudo as mulheres, mas não só!

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock