Estudo da GS1 Portugal

Sete grandes tendências na cadeia de abastecimento da saúde

A GS1 Portugal anunciou esta quarta-feira os vencedores da 10.ª edição do Estudo de Benchmarking de Saúde, uma ferramenta que permite aos laboratórios farmacêuticos e de dermocosmética avaliarem e serem avaliados pelos clientes — farmácias, parafarmácias, armazenistas e grupos de farmácias.
O estudo, que contou com a participação de mais de 500 interlocutores (23 laboratórios, 4 parafarmácias de retalho, 7 armazenistas - incluindo ilhas, 480 farmácias, e 12 grupos de farmácias), mediu a qualidade do serviço em áreas como a logística e a relação comercial, revelando as tendências que estão a moldar o setor.
A análise aprofundada às respostas dadas pelos laboratórios conclui que a evolução do setor assenta em sete tendências: otimização logística, colaboração na cadeia de valor, desenvolvimento do portfólio, ativação do ponto de venda, sustentabilidade, transformação digital e a exploração de novos segmentos de mercado.
Já o diagnóstico feito pelas farmácias, parafarmácias, armazenistas e grupos de farmácias à performance dos laboratórios revela os seguintes pontos fortes e desafios:
 
  • Parafarmácias: a comunicação diária e a clareza das faturas são um ponto forte. O desafio está em melhorar as etiquetas de logística e resolver problemas mais rapidamente.
  • Armazenistas: as entregas chegam completas e a comunicação funciona bem. Onde há espaço para melhorar é nos prazos de pagamento e nas condições comerciais.
  • Farmácias: a força das suas marcas e a boa receção dos produtos são muito valorizadas. Falta, no entanto, mais inovação e realização de mais atividades no ponto de venda.
  • Grupos de farmácias: a boa relação comercial é um trunfo. A oportunidade está em oferecer mais formação e partilhar mais informação sobre as tendências de mercado.
 
Vencedores da 10ª Edição do Benchmarking de Saúde
 
Laboratórios premiados:
 
  • Melhor Performance com Parafarmácias: Perrigo
  • Melhor Performance com Armazenistas: Perrigo
  • Melhor Performance com Farmácias: Generis
  • Melhor Performance com Grupos de Farmácias: Perrigo
 
Parceiros de negócio premiados:
 
  • Parafarmácia do Ano (Visão dos Laboratórios): Wells
  • Armazenista do Ano (Visão dos Laboratórios): Alliance Healthcare
  • Armazenista do Ano (Visão das Farmácias): Cooprofar
  • Grupos de Farmácias do Ano (Visão dos Laboratórios): Mais Saúde
"Os resultados deste ano não só distinguem os vencedores, como também nos oferecem um roteiro claro sobre os desafios do setor. O nosso objetivo é fornecer estes insights para que as empresas possam adaptar-se e crescer", explica Paulo Gomes, Diretor-Geral da GS1 Portugal.
O Estudo de Benchmarking de Saúde da GS1 Portugal consolida-se, assim, como uma ferramenta indispensável para a melhoria contínua e para o desenvolvimento estratégico das empresas que operam na cadeia de valor da saúde em Portugal.

 

Fonte: 
Burson
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.