Estudo

Obesidade na meia-idade pode aumentar o risco de ter Alzheimer

A obesidade na meia-idade pode estar associada a um maior risco de demência futura. Esta foi a conclusão de um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores britânicos e que incidiu sobre mais de 1 milhão de mulheres no Reino Unido.

Durante o estudo foi possível observar que as mulheres que eram obesas entre os 50 e os 60 anos de idade apresentavam um risco 21% maior de serem diagnosticadas com demência 15 ou mais anos depois, quando comparadas a mulheres com peso saudável.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores acompanharam cerca de 1 em cada 4 mulheres nascidas no Reino Unido entre 1935 e 1950, mais de 1,1 milhão no total. A média de idade das participantes no início do estudo era de 56 anos. Nenhuma tinha demência.

No início, os pesquisadores calcularam o índice de massa corporal (IMC) de cada mulher, uma estimativa da gordura corporal com base na altura e no peso. Eles também avaliaram os hábitos alimentares e a prática de atividade física. As mulheres foram acompanhadas, em média, durante 18 anos.

Ao longo deste período, cerca de 2,1% das mulheres obesas foram diagnosticadas com demência. 1,6% apresentava um peso normal.

A conclusão é que muitos fatores associados à obesidade são prejudiciais para o cérebro. Entre eles encontram-se os níveis elevados de mau colesterol. Por outro lado, sabe-se que as pessoas obesas tendem a ter problemas de sono, como a apneia do sono, pelo que os seus cérebros têm dificuldade em obter oxigénio suficiente para funcionar adequadamente.

“Qualquer coisa que desafie a capacidade do corpo em manter função e estrutura cerebral adequadas aumentará seu risco de desenvolver declínio cognitivo à medida que você envelhece”, afirma Keith Fargo, diretor de programas científicos da Associação de Alzheimer em Chicago, comentando o estudo publicado na revista Neurology.

 

Fonte: 
Health Day
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay