Estudo mostra:

Cocaína muda estrutura do cérebro em duas horas

Uma investigação feita por cientistas dos Estados Unidos revelou que a cocaína pode mudar a estrutura do cérebro poucas horas depois do seu consumo.

Uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, fez experiências com macacos camundongos, que receberam injecções com cocaína e perceberam que em apenas duas horas depois de receberem a primeira dose, os cérebros das cobaias desenvolveram novas estruturas ligadas à memória, ao consumo de drogas e a mudanças de comportamento.

Os camundongos que tiveram as maiores alterações no cérebro revelaram ter uma dependência mais elevada de cocaína, mostrando que, segundo os especialistas, o cérebro estava a "aprender a adaptar-se ao vício".

Os cientistas investigaram nas cobaias o aparecimento de pequenas estruturas nas células do cérebro chamadas espinhas dendríticas, que têm uma relação profunda com a formação da memória. Um microscópio a laser observou o cérebro dos camundongos, ainda vivos, para procurar espinhas dendríticas depois da recepção das doses de cocaína. A mesma análise foi feita em camundongos que, em vez de injecções com cocaína, receberam injecções com água. O grupo que recebeu cocaína apresentou uma maior formação de espinhas dendríticas, o que indica a formação de mais memórias relacionadas com o uso da droga.

"As nossas imagens fornecem sinais claros de que a cocaína induz ganhos rápidos de novas espinhas, e quanto mais espinhas os camundongos ganham, mais mostram que aprenderam o vício da droga", comentou a investigadora Linda Wilbrecht, professora assistente de psicologia e neurociência da Universidade da Califórnia na cidade de Berkeley.

"Essas mudanças provocadas pela droga no cérebro explicam como sinais relacionados com a droga dominam o processo de tomada de decisões num consumidor humano", finalizou. O estudo foi publicado na revista Nature Neuroscience.

Fonte: 
Sapo Saúde
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock