Quanto mais sexo mais inteligente
Psicólogos descobriram que além de diminuir o stress e queimar calorias, ter relações sexuais também potencia a inteligência. Estudos recentes concluíram que o sexo provoca um aumento exponencial na criação de neurónios localizados no hipocampo, uma área do cérebro que é responsável pela formação da memória a longo prazo.
Nos testes com ratos, quando estes paravam de ter relações sexuais houve uma quebra de inteligência, revela o estudo feito por psicólogos da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.
“Descobrimos que, mesmo se não tivesse havido a produção de novos neurónios, as habilidades cognitivas adquiridas durante a experiência diminuiu uma vez que os ratos foram submetidos a longos períodos sem actividade sexual”, revelou o estudo.
“O aumento da actividade sexual inunda as células do cérebro com o oxigénio, observaram.” Os neurónios são um tipo de células que compõem os blocos de construção básicos do sistema nervoso.
Outro estudo, desta vez realizado pela Universidade Konkuk na Coreia do Sul, veio corroborar a teoria da Universidade de Maryland. De acordo com a investigação coreana, o sexo aumenta as funções intelectuais. A actividade sexual isola a criação de neurónios na região do hipocampo do cérebro, que age contra as funções prejudiciais causados pelo stress extremo. Casais mais velhos, que são sexualmente mais activos têm menos probabilidades de desenvolver demência.