Maternidade de Portalegre

Registou aumento do número de partos em 2013

A maternidade do Hospital de Portalegre registou um aumento do número de partos durante o ano de 2013, com 580 nascimentos.

De acordo com os dados revelados pelo gabinete de comunicação da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), em 2013 nasceram naquela maternidade 580 crianças, mais duas dezenas do que no ano anterior.

A maioria dos nascimentos registados (185) pertence a crianças cujos pais residem no concelho de Portalegre, seguindo-se 118 bebés de parturientes oriundas de Elvas e 74 referentes a parturientes de Campo Maior.

Na mesma nota, a ULSNA refere que durante o ano de 2013 foram ainda registados naquela maternidade seis nascimentos de crianças cujas mães são oriundas do distrito de Évora e um de uma mulher residente no distrito de Santarém.

A ULSNA acrescenta ainda que, dos 580 partos realizados, 292 bebés pertencem ao sexo feminino e 288 ao sexo masculino.

A enfermeira chefe da maternidade de Portalegre, Manuela Tavares, atribuiu o “sucesso” destes números ao projecto “Maternidade Mais Próxima da Comunidade”, iniciativa desenvolvida desde finais de 2011 pela ULSNA, notícia o RCM Pharma.

De acordo com a responsável, este projecto proporciona cursos de preparação para o parto nos 16 centros de saúde distribuídos pelo distrito de Portalegre, sendo os mesmos orientados por enfermeiras especialistas em saúde materna e obstetrícia.

“Era do nosso conhecimento que nalgumas franjas geográficas do nosso distrito as parturientes optavam por ter os bebés noutras maternidades e com este projecto no terreno desenvolveu-se um laço de confiança”, disse.

Para Manuela Tavares, a “proximidade” entre os profissionais de saúde e as grávidas foi “muito importante”, uma vez que a maternidade “saiu de contexto fechado e projectou-se" junto da comunidade.

Fonte: 
RCM Pharma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock