Leilão solidário “CAPITI Art Mind” angaria mais de 68 mil euros

Todas as obras integrantes do leilão solidário foram doadas pelos seus autores e o valor obtido reverterá, na totalidade, para garantir o acompanhamento médico e terapêutico de crianças e jovens de famílias carenciadas, com perturbações do desenvolvimento e do comportamento. O montante angariado permitirá assegurar o acompanhamento, durante um ano, de 68 crianças e jovens, através da rede de 13 clínicas parceiras da associação.
Este ano, a iniciativa contou com a participação de 40 artistas contemporâneos, consagrados e emergentes, que, pela primeira vez, foram desafiados a criaram obras inspiradas no mundo e na missão da CAPITI, aproximando a criação artística da realidade das crianças acompanhadas. Entre as peças que atingiram valores mais elevados no leilão, destacam-se os trabalhos da autoria de Maísa Champalimaud, Rui Sanches e Pedro Barateiro, com valores desde os 3.400 euros, até aos 8.000 euros.
A edição deste ano destacou-se pela cocriação de duas obras, entre os artistas Diogo Muñoz e Mariana Horgan e duas crianças acompanhadas pela CAPITI, um gesto simbólico que transformou cada obra num encontro de expressão artística em prol da saúde mental.
À semelhança das duas últimas edições, a CAPITI desafiou artistas emergentes a doarem uma obra, através de uma campanha lançada no Instagram, avaliada posteriormente por um júri, que resultou na seleção de onze obras que integraram a 9.ª edição da exposição e leilão solidário “CAPITI Art Mind”, garantindo espaço para novos talentos.
No balanço desta edição, Mariana Saraiva, presidente da CAPITI, sublinha que “a CAPITI Art Mind tem vindo a crescer a cada edição, reforçando o crescente compromisso com a solidariedade, por parte de artistas, parceiros, empresas e particulares, em torno da saúde mental infantil. Este ano, quisemos desafiar alguns artistas a irem mais longe, quer na inspiração das suas obras, quer na integração das próprias crianças no processo criativo, permitindo que a sua voz e imaginação se refletissem nos seus trabalhos, trazendo um significado ainda mais profundo ao evento. O valor angariado nesta edição será fundamental para garantirmos que cada vez mais crianças tenham acesso ao acompanhamento médico e terapêutico de que necessitam, mas representa também um sinal de esperança e confiança para todas as famílias que encontram apoio na CAPITI. É graças a esta rede de solidariedade que conseguimos continuar a crescer e a transformar vidas.”
Imagens das obras leiloadas identificadas pelos seus autores disponíveis aqui
