Objectivo da OMS

Sarampo erradicado em 2015 na Europa

Responsáveis da Organização Mundial de Saúde afirmaram ser objectivo para 2015 a meta para erradicação do sarampo na Europa.

“A meta para a erradicação do sarampo na Europa é o ano 2015 enquanto para África o objectivo a atingir é o ano 2020”, referiu Peter Strebel, da Organização Mundial de Saúde (OMS). O médico afirmou que alguns países da Europa, África e Ásia registam, por vezes, surtos de sarampo. Angola é um dos países africanos com surtos de sarampo, uma doença altamente infecciosa e letal.

Teresa Fernandes, da Direcção-geral da Saúde, afirmou que a cobertura vacinal em Portugal contra ao sarampo é “muito boa”. Segundo a especialista, registou-se no nosso país “um caso importado em 2013”.

Charles Penn, outro responsável pela OMS presente nas IX Jornadas de Actualização em Doenças Infecciosas do Hospital Curry Cabral, pronunciou-se sobre o vírus influenza A (H7N9), actualmente circunscrito à China, e o MERS – coronavírus, que emergiu no Médio Oriente, mas tendo-se registado alguns casos na Europa, designadamente dois casos em Espanha.

O médico António Vieira, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, afirmou que a febre tifóide está contida mas não está erradicada.

Fonte: 
RCM Pharma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock