Assinala-se hoje:

Dia Internacional de Asperger

Hoje é comemorado o Dia Internacional de Asperger. Uma doença que se caracteriza por timidez, perfeccionismo e não compreensão das regras sociais.

“É com muita Alegria que hoje, 18 de Fevereiro, data que assinala o dia Internacional da Síndrome de Asperger, informamos que concretizámos o nosso projecto e que a Casa Grande está já em funcionamento”, revela a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, acrescentando que “congratulamo-nos com a celebração de acordo com a Segurança Social que nos permite alargar a todos os jovens a possibilidade de connosco desenharem o seu projecto de vida”.

A Síndrome de Asperger afecta cerca de 40 mil portugueses, e apresenta comportamentos semelhantes ao autismo, embora de forma mais leve e com melhores aptidões de linguagem e cognição. Os doentes com Asperger têm um conjunto pequeno de interesses que levam muito a sério e de forma muito intensa e estabelecem rotinas, comportamentos estereotipados e ritualizados.

De acordo com a Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA), o diagnóstico precoce é essencial para proporcionar aos portadores os recursos necessários e a que têm direito que lhes permitam atingir o seu potencial, “o qual muitas vezes é extraordinário”, como pessoas verdadeiramente integradas na sociedade.

18 de Fevereiro de 1906 é a data de nascimento de Hans Asperger, médico austríaco que estudou a doença a que foi dado o seu nome.

Fonte: 
Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.