Prevenir infeções

Será que sabe lavar corretamente as mãos?

Atualizado: 
09/03/2020 - 11:07
Numa altura em que muito se fala da importância de manter uma boa higiene das mãos, mostramos-lhe os passos essenciais para prevenir a transmissão de infeções.

Sabia que lavar as mãos é a forma mais básica, barata e eficiente de controlar infeções? Não é por acaso que todos os anos este tema é assinalado mundialmente, com o intuito de alertar para os riscos de transmissão de infeções. A verdade é que, as nossas mãos estão sempre em contacto com superfícies repletas de microrganismos que nem sempre são inofensivos. Por isso, e porque o melhor remédio é a prevenção, deve fazer da higiene das mãos uma prioridade.

Quando lavar as mãos?

Para se manter livre de riscos deve lavar as mãos sempre antes e após as refeições e/ou de manusear os alimentos; depois de usar a casa de banho; depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz; depois de mexer em resíduos, fazer festas a animais de estimação ou apanhar os seus dejetos e depois de mudar fraldas.

Além disso tome nota: a correta higienização das mãos deve demorar entre 40 e 60 segundos. Ou seja, o tempo que demora a cantar “parabéns a você” duas vezes seguidas. Pelo menos é o que diz a Organização Mundial de Saúde.

Como lavar corretamente as mãos

Para fazer uma limpeza correta das mãos, deve utilizar água corrente, sabão ou sabonete líquido. A espuma auxilia na remoção da gordura corporal, eliminando mais microrganismos. As bactérias que podem estar no local são retiradas por ação mecânica, isso significa que é preciso realizar alguns movimentos de fricção. Siga os exemplos:

 

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Fonte: 
DGS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock e DGS