Saiba como os eliminar

Piolhos

Atualizado: 
02/07/2019 - 11:31
Os piolhos surgem sobretudo na infância e não são sinónimo de falta de higiene.
Desenho de um piolho

O piolho é um parasita que provoca uma infestação, de contágio muito fácil e desenvolvimento muito rápido, provocando dermatoses. Esta é provocada pela picada que o parasita faz para se alimentar do sangue. Ou seja, Os piolhos ligam-se aos pêlos para picar a pele e alimentar-se de sangue humano.

Os piolhos têm um voraz apetite e alimentam-se cada três horas do sangue do couro cabeludo, depois de injectar uma substância anestésica na pele. Rapidamente os piolhos atingem o estado adulto (cerca de 3mm) e as fêmeas começam a por os ovos. As lêndeas são os ovos postos pela fêmea piolho e que ficam coladas ao cabelo com uma saliva produzida. Cada fêmea põe aproximadamente 10 lêndeas por dia, e 160 ao longo da vida.

A esta infestação de piolhos é dado o nome de pediculose. Não se trata de uma situação grave, apesar de desagradável quer pelo aspecto, quer pela comichão que provoca. Deve, contudo, tratar-se imediatamente.

Transmissão dos piolhos

Os piolhos transmitem-se por contágio directo (cabelo, barba, sobrancelhas), ou através de objectos pessoais: pentes, chapéus, almofadas, camisolas, barretes, cachecóis, etc.. A transmissão é mais fácil em escolas, infantários, colónias de férias ou entre familiares.

Por isso, deve vigiar e lavar com frequência a cabeça das crianças. Não deve usar roupa nem objectos de outras pessoas, que possam estar contaminados (os piolhos podem sobreviver 36h sem se alimentarem). Se sabe que está em contacto com pessoas infestadas deverá usar um repelente de piolhos.

Sinais de alerta dos piolhos

A comichão na cabeça, principalmente na nuca e atrás das orelhas, e, por vezes, na fronte é o principal alerta para a possibilidade de existir uma pediculose. Para além disso, podem surgir crostas na cabeça e atrás das orelhas, provocadas pela picada do piolho e consequente coceira. Por outro lado, será visível a presença de lêndeas esbranquiçadas presas ao cabelo.

Como acabar com os piolhos

Deve iniciar o tratamento logo que se detecte a infestação. Deve utilizar o produto adequado, de acordo com as informações do seu farmacêutico e do folheto informativo. Elimine as lêndeas com um pente fino próprio, lave muito bem todos os objectos e roupa em contacto com o cabelo.

O tratamento deve ser feito na mesma altura por todas as pessoas que tenham piolhos ou que vivem com quem está infestado.

Artigos relacionados

Que consequências traz a utilização da tecnologia em excesso (smartphones, tablets e PlayStation) para a criança?

Varicela

Desordem por défice de atenção e hiperactividade

Fonte: 
farmacêutico.planetaclix
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock