Alimentação saudável

3 motivos pelos quais as vitaminas e minerais são fundamentais para a manutenção da saúde

Atualizado: 
14/10/2022 - 11:05
No dia 16 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Alimentação, uma data que visa lembrar a importância do combate à fome no mundo e de como uma nutrição adequada é fundamental para a vida e saúde de todos. E no que diz respeito à saúde, as vitaminas têm um papel essencial.

Estando presentes em abundância sobretudo nos legumes e frutas, as vitaminas e minerais podem ser obtidos a partir da alimentação ou da suplementação, em fases mais exigentes da nossa vida. Seja qual for a sua fonte, estes nutrientes são fundamentais por vários motivos, mas em particular pelos 3 que passamos a descrever:

  1. Ajudam-nos a ter mais energia – Dormir as horas suficientes e ter um sono de qualidade, praticar exercício físico, evitar o stress, passar tempo ao ar livre e investir numa alimentação variada e equilibrada é fundamental para que a energia não falte no nosso dia-a-dia. É precisamente à alimentação ou a um suplemento vitamínico que vamos buscar os nutrientes que reforçam a nossa energia e vitalidade. As vitaminas do complexo B participam no metabolismo da energia e nas reações que libertam energia e permitem que o organismo decomponha alimentos nutritivos maiores em unidades menores, transformando esses alimentos em energia. Os minerais ferro, magnésio e zinco são também fundamentais para a manutenção dos nossos níveis de energia, bem como a coenzima Q-10, uma substância, semelhante às vitaminas, importante e necessária para o bom funcionamento de muitos órgãos e reações químicas no organismo.
  2. Tornam o nosso sistema imunitário mais resistente – Agora que a época das gripes e constipações se aproxima e o coronavírus continua a ameaçar-nos, apostar nos nutrientes que reforçam a imunidade é uma estratégia vencedora. As vitaminas C, E, D e A são as principais aliadas da imunidade, acompanhadas pelos minerais zinco e selénio.
  3. Reforçam a concentração e memória – As vitaminas são um fator chave para atingir todo o potencial do cérebro. Voltamos às vitaminas do complexo B, que são bem conhecidas por restabelecerem e aumentarem a energia, o foco e o estado de alerta. A ingestão regular de vitaminas B melhora a função mental e cognitiva. A vitamina B6 ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga e a manter o bem-estar físico e mental. As vitaminas B1 e B12 contribuem para o normal funcionamento do sistema nervoso. As vitaminas C, D e E, pelo seu poder antioxidante são também essenciais no cocktail de reforço das capacidades do nosso cérebro, auxiliadas pelo omnipresente zinco.

 

Fonte: 
Bayer
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
<a href=