29 de setembro - Dia Mundial do Coração

Três passos apenas podem dar mais vida ao seu coração

Sociedade Portuguesa de Cardiologia lança KIT do CORAÇÃO e relembra a importância de controlar três dos maiores fatores de risco cardiovascular: obesidade, sedentarismo e tabagismo.

O que sabe sobre o seu coração?
No Dia Mundial do Coração, que se comemora do dia 29 de setembro, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) lança o Kit do Coração*, uma ferramenta disponível na página www.spc.pt com informação útil sobre as doenças cardiovasculares, fatores de risco e recomendações para uma vida mais saudável e livre de doença cardiovascular. Dando seguimento à campanha promovida pela World Heart Federation, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia e a Fundação Portuguesa de Cardiologia aliam-se à comunidade internacional na divulgação da mensagem “pequenas mudanças podem originar grandes ganhos na saúde cardiovascular dos Portugueses.”

De notar que 55% da população portuguesa, entre os 18 e os 79 anos, apresenta pelo menos dois dos principais fatores de risco relacionados com as Doenças Cardiovasculares, e estas continuam a ocupar o primeiro lugar no ranking das principais causas de morte, em Portugal e no mundo. A Sociedade Portuguesa de Cardiologia vê no lançamento do Kit do Coração, uma oportunidade de promover a educação sobre o risco cardiovascular e assim combater este flagelo!

O Risco Cardiovascular em Portugal:
Metade da população portuguesa adulta tem excesso de peso ou obesidade, 40% tem hipertensão arterial, 30% tem colesterol muito elevado, 25% são fumadores e 13% tem diabetes. A obesidade e o sedentarismo são dois dos principais fatores de risco responsáveis pelo desenvolvimento das doenças cardiovasculares, e o tabagismo, por sua vez, diminui em 10 anos a esperança média de vida e é responsável por 30% da mortalidade por doenças cardiovasculares, em Portugal.

Recomendações da SPC:

- Pratique uma Alimentação Saudável – Uma alimentação saudável revitaliza o seu coração dando-lhe todos os nutrientes que precisa;
- Mantenha-se Ativo – Exercitando o seu coração poderá reduzir o risco de doenças cardiovasculares;
- Preste atenção ao seu Coração – Não fume.

Fundação e Sociedade Portuguesa de Cardiologia juntas no combate às Doenças Cardiovasculares
O Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Prof. Manuel Carrageta, salienta que "o estilo de vida é fundamental para a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. É para os aspetos da prevenção e tratamento que o Kit do Coração chama a atenção. Apela a todos os Portugueses para que adotem, pelo menos alguns dos conselhos referidos no Kit, pois mesmo pequenas mudanças, no estilo de vida, asseguram uma vida mais saudável, feliz e mais longa".

Segundo o Presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Prof. João Morais, "ao celebrar o Dia Mundial do Coração a Sociedade Portuguesa de Cardiologia aproveita para deixar uma mensagem de confiança junto dos Portugueses. Nos últimos anos tem sido possível reduzir o número de mortes por doenças cardiovasculares graças à elevada qualidade da Medicina Portuguesa, que acompanha o que de melhor se pratica no mundo moderno e desenvolvido. Está na hora dos cidadãos cumprirem também o seu papel adaptando os seus hábitos e estilos de vida a uma vida mais saudável e, desse modo, contribuírem para uma prevenção mais eficaz."

Pequenas mudanças podem transformar a sua vida e dar mais e melhor tempo ao seu coração!

Carregue para abrir

Fonte: 
SConsulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Ficheiro anexo: 
Foto: 
ShutterStock