Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Temperaturas sobem no continente português a partir de sábado

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta para as temperaturas elevadas que se vão fazer sentir no continente a partir de sábado. Refere ainda que “os valores mais elevados da temperatura máxima deverão ultrapassar os 35 graus nas regiões do interior no início da próxima semana”.

As temperaturas vão aumentar no fim-de-semana e no início do mês de Setembro, com os valores da máxima acima dos 30 graus centígrados em Portugal continental, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, neste sábado, no domingo e no início de Setembro o tempo “deverá ser quente, com céu geralmente limpo e vento fraco, com valores da temperatura máxima acima de 30 graus centígrados na generalidade do território do continente, em particular no litoral das regiões Norte e Centro”.

Num comunicado divulgado no seu ‘site’, citado pelo iOnline, o IPMA refere ainda que “os valores mais elevados da temperatura máxima deverão ultrapassar os 35 graus nas regiões do interior no início da próxima semana”.

“Pelo contrário, no Algarve, com a predominância do fluxo de sueste, prevê-se uma pequena descida de temperatura máxima, que deverá fixar-se em valores próximos de 30 graus”, acrescenta.

Esta subida de temperatura deve-se à “intensificação de um núcleo anticiclónico a norte da Península Ibérica”, que “a partir de sexta-feira vai favorecer a circulação de leste nas regiões do Norte e Centro com transporte de uma massa de ar quente e seco”.

Segundo o IPMA, no arquipélago da Madeira a situação meteorológica continua sem alterações, com a temperatura máxima a rondar 28 graus no Funchal.

A região está sob aviso amarelo (o segundo menos grave de uma escala de quatro) até às 18:00 de sábado, devido ao calor.

O Algarve está desde a tarde de hoje e até às 22:00 de quinta-feira sob o mesmo aviso.

 

Fonte: 
iOnline
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock