Investigador

Portugal sem políticas para enfrentar escassez de água no futuro

Portugal não tem políticas que permitam enfrentar a escassez de água no futuro, num cenário de alterações climáticas, que tende a agravar-se, disse hoje, no Algarve, o investigador e geofísico Filipe Duarte Santos.

"Não encontro em Portugal uma política de água para o futuro, num cenário de alterações climáticas, ou um discurso político adequado àquilo que se prevê para o futuro", disse Filipe Duarte Santos, durante um congresso dedicado à água, que hoje termina em Albufeira.

Na sua apresentação, o geofísico comparou Portugal a Israel e Espanha, países com problemas semelhantes no que respeita à escassez de água, mas que têm conseguido aumentar a disponibilidade de água, apesar das secas cíclicas, quer através da reutilização de águas residuais urbanas, quer através da dessalinização da água do mar.

Contudo, em declarações, à margem do congresso, observou que em Portugal não se vê, "numa escala significativa, nem uma coisa, nem outra", sendo necessária uma "evolução cultural" para que as pessoas encarem com naturalidade a rega de culturas agrícolas com água reutilizada.

Segundo aquele responsável, em Israel, a percentagem de águas reutilizadas para a agricultura é de 86% e em Espanha de 17%, país onde já se está a produzir água dessalinizada em mais de 50 centrais.

"As pessoas não estão disponíveis para regar as suas culturas com águas reutilizadas dos esgotos", sublinhou, acrescentando que, por outro lado, os consumidores também não querem consumir produtos regados com essas águas.

Filipe Duarte Santos alertou ainda para o aumento da realização de furos artificiais para captar em água - entre junho e setembro de 2017 houve em Portugal 3.600 novos furos - uma vez que os aquíferos também correm o risco de desaparecer.

"Tira-se a água, mas depois, se não chove, de onde é que ela vem para realimentar os aquíferos?", questionou o coordenador do consórcio de investigadores que vai elaborar um plano de adaptação às alterações climáticas para o Algarve.

Filipe Duarte Santos é também membro do centro de investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, tendo sido um dos revisores do relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC).

O congresso "Desafios da Água" decorreu entre quinta-feira e hoje em Albufeira, no Algarve, contando com 800 participantes uma exposição sobre a água e quase 100 "stands", profissionais e educativos, por onde passaram cerca de 1.500 crianças.

 

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay