União Europeia

Parlamento Europeu recomenda maior alinhamento nos calendários de vacinas

O Parlamento Europeu apelou hoje a mais medidas para promover a vacinação e recomenda “uma maior harmonização” e alinhamento entre os vários calendários de vacinação na União Europeia.

Numa resolução hoje aprovada, o Parlamento Europeu insta a Comissão Europeia a reforçar o apoio aos países para que aumentem a cobertura vacinal, manifestando-se os deputados preocupados com as “hesitações em relação à vacinação” que entendem que assumiram “proporções inquietantes”.

Segundo uma nota do Parlamento Europeu, é também pedido à Comissão Europeia que favoreça “uma maior harmonização e um melhor alinhamento dos calendários de vacinação em toda a União Europeia”.

O Parlamento Europeu recorda que “a redução da vacinação na Europa esteve na origem de graves surtos de sarampo, que causaram mortes em vários países europeus”, incluindo em Portugal, onde há um ano morreu uma jovem de 17 anos com a doença.

Os deputados europeus pretendem ainda medidas para “restabelecer a confiança do público”, indicando que deve ser criada uma plataforma europeia para combater os efeitos da divulgação de informações enganosas.

O comunicado do Parlamento Europeu, indica que a vacinação evita cerca de 2,5 milhões de mortes por ano em todo o mundo e reduz os custos dos tratamentos específicos de doenças.

No período de 2008 a 2015, foram registados na Europa 215 mil casos de doenças evitáveis por vacinação, excluindo a gripe.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock