Fisioterapia dermato funcional

No combate à gordura localizada

Afetando sobretudo as mulheres, a gordura localizada pode ser uma verdadeira dor de cabeça no que à auto-estima diz respeito. A fisioterapia dermato-funcional pode ser a ajuda que precisa para perder a barriguinha, e não só!

A fisioterapia dermato-funcional é, nada mais nada menos que, a área da fisioterapia responsável pela manutenção da integridade do sistema tegumentar – constituído pela pele (derme e epiderme), hipoderme (camada subcutânea) e os chamados anexos da pele (glândulas sudoríparas, glândulas sebáceas, folículos pilosos e unhas).

Sendo designada anteriormente de fisioterapia estética, tem ganho terreno, nos últimos anos, no acompanhamento pré e pós-operatório das cirurgias estéticas.

Para além de atuar sobre a aparência atingindo as necessidades dos pacientes, a fisioterapia dermato-funcional também se ocupa em restaurar e melhorar a função dos tecidos tratados. Quer isto dizer que o fisioterapeuta dermato-funcional está apto a tratar a acne, rugas, manchas, cicatrizes, celulite, estrias, gordura localizada e queimaduras.

Depois de uma avaliação inicial, é possível o terapeuta traçar um plano de tratamentos adequado a cada problema. Esta análise permite ainda determinar quais os recursos terapêuticos necessários, a duração e frequência dos tratamentos, tendo em vista alcançar os melhores resultados para cada caso.

A gordura localizada caracteriza-se pela acumulação de células adiposas em determinadas regiões do corpo. Mas desengane-se se pensa que ela só afeta quem tem excesso de peso porque isso não passa de um mito.

Não sendo uniforme a sua distribuição, é mais frequente assistir-se a uma maior acumulação de tecido adiposo na parede abdominal e nas regiões próximas dos membros.

Enquanto nos homens a gordura localizada atinge, sobretudo, o abdómen, cintura e tronco, nas mulheres afeta, para além da região abdominal, a metade inferior do corpo – glúteos e coxas.

Com o crescente aumento pela procura de técnicas que reduzam ou eliminem as imperfeições, têm sido desenvolvidas várias técnicas e aparelhos que visam travar a gordura localizada.

Entre os recursos mais utilizados pela fisioterapia dermato-funcional estão a radiofrequência, os ultra-sons e a massagem modeladora. Mas há mais!

Os resultados apresentam-se como bastante satisfatórios, podendo ser potenciados se aos tratamentos juntar a prática de uma alimentação saudável e exercício físico.

Na verdade, é bom não esquecer que os tratamentos estéticos não operam milagres, mas que ajudam (e muito!) a recuperar a auto-estima, ajudam!

Os especialistas alertam, no entanto, para a existência de algumas contra-indicações: gravidez, insuficiência renal e hepática, tumores ou cardiopatias e afeções de pele. 

Ana Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock